Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Projetos e Programas > HERBASE
Início do conteúdo da página

HERBASE - HOME (pt)

Última atualização em Sexta, 06 de Agosto de 2021, 08h56 | Acessos: 2945
Español English


herbase logo

Coordenação  Diretrizes  Sítios  Documentos Membros   Projetos

 

A REDE DE PESQUISA SOBRE COMUNIDADES DE ERVAS TERRESTRES AMAZÔNICAS

O estudo da ecologia e distribuição de ervas nas florestas tropicais avançou nas últimas duas décadas, mas ainda está atrasado em relação aos estudos sobre outros organismos, como árvores e vertebrados. Grandes bancos de dados podem impulsionar esse a pesquisa sobre a biodiversidade e permitem análises na macro escala que não são possíveis com os dados locais coletados por cada pesquisador. 

Preenchendo esta lacuna, a HERBASE reúne os dados de abundância de espécies de ervas em parcelas de tamanho conhecido na Amazônia, bem como dados ambientais complementares das parcelas, quando disponíveis. Esta base, portanto, cria a oportunidade de investigar várias questões de larga escala, impulsionando nosso entendimento da ecologia e biogeografia de ervas.

Os dados são curados taxonomicamente com base nas mais recentes fontes e um comitê decide sobre os casos mais ambíguos. Todos os dados são acompanhados de metadados contendo a localização das parcelas, seu tamanho, forma e tipo florestal, o tamanho mínimo e hábito das plantas amostradas.

A HERBASE se assenta no princípio de igualdade entre os colaboradores, onde todos os colaboradores têm os mesmos direitos de uso sobre todo o conjunto de dados ou partes dele. Veja aqui as regras de funcionamento.

No momento temos 30 colaboradores e 1040 parcelas de inventário incluídas, além de 342 parcelas com metadados incluídos e disponíveis via demanda direta ao responsável. Veja aqui o mapa de distribuição das parcelas.

Este é um grande conjunto de dados, mas ainda existem muitas lacunas geográficas a serem preenchidas. Se você possui inventários de ervas na Amazônia ou sabe quem tem, sinta-se à vontade para nos contatar e fazer parte da rede! Se você deseja estabelecer parcelas de inventário de ervas ou aproveitar parcelas pré-existentes para isso, cheque nosso material de suporte e sinta-se à vontade para nos contatar, ficaremos felizes em ajudar.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página