HERBASE - HOME (pt)
Español | English |
Coordenação | Diretrizes | Sítios | Documentos | Membros | Projetos |
A REDE DE PESQUISA SOBRE COMUNIDADES DE ERVAS TERRESTRES AMAZÔNICAS
O estudo da ecologia e distribuição de ervas nas florestas tropicais avançou nas últimas duas décadas, mas ainda está atrasado em relação aos estudos sobre outros organismos, como árvores e vertebrados. Grandes bancos de dados podem impulsionar esse a pesquisa sobre a biodiversidade e permitem análises na macro escala que não são possíveis com os dados locais coletados por cada pesquisador.
Preenchendo esta lacuna, a HERBASE reúne os dados de abundância de espécies de ervas em parcelas de tamanho conhecido na Amazônia, bem como dados ambientais complementares das parcelas, quando disponíveis. Esta base, portanto, cria a oportunidade de investigar várias questões de larga escala, impulsionando nosso entendimento da ecologia e biogeografia de ervas.
Os dados são curados taxonomicamente com base nas mais recentes fontes e um comitê decide sobre os casos mais ambíguos. Todos os dados são acompanhados de metadados contendo a localização das parcelas, seu tamanho, forma e tipo florestal, o tamanho mínimo e hábito das plantas amostradas.
A HERBASE se assenta no princípio de igualdade entre os colaboradores, onde todos os colaboradores têm os mesmos direitos de uso sobre todo o conjunto de dados ou partes dele. Veja aqui as regras de funcionamento.
No momento temos 30 colaboradores e 1040 parcelas de inventário incluídas, além de 342 parcelas com metadados incluídos e disponíveis via demanda direta ao responsável. Veja aqui o mapa de distribuição das parcelas.
Este é um grande conjunto de dados, mas ainda existem muitas lacunas geográficas a serem preenchidas. Se você possui inventários de ervas na Amazônia ou sabe quem tem, sinta-se à vontade para nos contatar e fazer parte da rede! Se você deseja estabelecer parcelas de inventário de ervas ou aproveitar parcelas pré-existentes para isso, cheque nosso material de suporte e sinta-se à vontade para nos contatar, ficaremos felizes em ajudar.
Redes Sociais