Sobre a Capacitação no INPA
A Coordenação de Capacitação (COCAP) ocupa-se da formulação de propostas de políticas e de diretrizes para o desenvolvimento da capacitação, em conformidade com a política do INPA/MCTI. Dentro deste contexto, a COCAP planeja, coordena e avalia a execução dos programas, projetos e atividades ligados à formação de recursos humanos de demandas externas.
A maioria dos programas é desenvolvida de forma integrada com outras instituições mediante convênios com a iniciativa privada ou ainda sendo apoiada pelas diversas agências de fomento.
Além disso, a COCAP dá suporte à entrada e permanência no País de pesquisadores, estudantes, convidados e participantes de convênios internacionais devidamente legalizados. A expedição, controle e registro dos certificados de participação em eventos de treinamento e desenvolvimento promovidos pelo INPA também está no escopo de trabalho da COCAP.
A COCAP compõe-se dos seguintes sub-setores:
A Divisão de Apoio Técnico (DAT) faz a gestão de vários programas ligados à formação complementar de pessoal. Os principais são:
- Programa de Iniciação Científica (PIBIC/PAIC/INPA), fomentados pelas agências CNPq e FAPEAM.
- Programa de Capacitação Institucional (PCI), destinado à agregação temporária de profissionais especializados, sem vinculo empregatício (PCI-D) e com vínculo (PCI-E), para contribuir à execução de programas e projetos institucionais.
- Programa de Apoio a Graduação – PAG, destinado a estimular os servidores do INPA na realização de um curso de graduação.
- Programa de Estágio Obrigatório, destinado a fazer a gestão dos estágios curriculares oferecidos aos alunos de ensino técnico e de graduação das diversas Universidades.
- Apoio aos servidores do INPA em afastamento do País para capacitação ou no interesse da Administração. A DAT orienta e faz a gestão documental necessária para a realização do afastamento.
A Coordenação de Pós-Graduação (COPOG) administra nove Programas de Pós-graduação Stricto sensu, quais sejam: Agricultura no Trópico Úmido Biologia de Água Doce e Pesca Interior (Mestrado e Doutorado), Botânica, Ciências de Florestas Tropicais, Entomologia, Clima e Ambiente, Genética, Conservação e Biologia Evolutiva, Ecologia e Gestão de Áreas Protegidas na Amazônia.
Criado em 1973 o Programa de Pós-Graduação do INPA já formou mais de 2000 profissionais, entre mestres e doutores, até os dias de hoje.
Os profissionais formados no âmbito do Programa atuam em diversos setores da sociedade, a maioria atua no setor acadêmico, em ensino e pesquisa.
Os programas de pós-graduação do INPA complementam o modelo estratégico para o qual o Instituto foi criado. A formação de profissionais qualificados para a compreensão da biodiversidade amazônica é chave estratégica para atingir o propósito nacional da melhoria das condições de vida e do bem-estar humano na Amazônia.
Assim, o INPA, por meio da Coordenação de Capacitação, vem contribuindo com a sociedade brasileira no sentido de formar capital humano especializado e voltado para o estudo da bioma Amazônico, fazendo com que a teoria se una à prática, dentro deste grande laboratório natural que é a Amazônia.
Redes Sociais