Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Escritórios de Projetos INPA
Início do conteúdo da página

Escritórios de Projetos INPA

Última atualização em Terça, 04 de Janeiro de 2022, 15h03 | Acessos: 2830

Toda e qualquer organização é constituída com vistas ao alcance de determinados objetivos. Em outubro de 2020, a Rede de Escritórios de PMO de CT&I foi lançada por videoconferência com a participação de representantes de todas as Secretarias Finalísticas e Unidades Vinculadas do MCTI, além de outros interessados.

Desde então, as unidades envolvidas e os diferentes atores (gestores, pesquisadores, etc.) vêm participando de várias atividades com o objetivo comum de construir o Portfólio de Projetos de CT&I e, consequentemente, possibilitar maior visibilidade às atividades do setor de forma sistemática, entre outros objetivos.

Dentre os objetivos da Rede de Escritórios de PMO do MCTI, destaca-se o de fomentar e aproximar os PMOs das várias unidades que atuam no setor de CT&I.

img3

A Coordenação-Geral de Estruturação de Projetos – CGEP/DEPRO/SEFIP apoia o MCTI quanto ao uso de boas práticas de gestão para que, de forma sinérgica, todos possamos alcançar resultados essenciais ao desenvolvimento de políticas, fomento à pesquisa e ao desenvolvimento tecnológico. Por isso não medimos esforços em oferecer, num formato que melhor atenda aos nossos usuários, um conjunto de ferramentas, técnicas e sistemas de informação que têm como principal objetivo facilitar os processos construtivos nas diversas equipes espalhadas pelo MCTI.

Na página da CGEP/MCTI você saberá muito mais sobre o Framework e sobre as Ferramentas e Técnicas que o MCTI tem a sua disposição. https://cgep.mcti.gov.br/

img5.jpeg

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, por ser uma Unidade de Pesquisa – UP vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI, entrou na Rede de PMOs de C, T & I, com o intuito de fazer a Gestão de Portfólio, Programas e Projetos do Instituto.

img2

Para dar continuidade as atividades, o INPA, vem alinhar e criar uma proposta de um Escritório de Projetos – EP que reunirá conceitos, princípios, valores, metodologias, processos e técnicas para orientar os gestores e suas respectivas equipes, bem como a alta gestão no processo de tomada de decisão quanto ao gerenciamento eficiente e eficaz do portfólio de programas e projetos deste Instituto.

img1

Os projetos que compõe o Portfólio necessitam ser inseridos no SIGE3P, que é o Sistema de Projetos do MCTI. Para o registro do projeto no SIGE3P é necessário o preenchimento do Formulário Proposta de Projeto e também, o Roteiro para preenchimento da proposta de projeto.

Para mais informações, seguem abaixo os documentos para inserção das propostas:

Os três documentos no anexo do e-mail.

  1. 2021.04.22 - Roteiro para Preenchimento da Proposta de projeto_versão 9.0 MS1

  2. Formulário Proposta de projeto_versão Inpa

  3. Modelo de Apresentação - Portfólio de Projetos INPA

 

Caso queira baixar e ver o Portifólio de Projetos do INPA, clique aqui.

img4

No formulário enviado foram feitas algumas adaptações para atender às necessidades do Inpa. No campo Programa preencher o programa do MCTI ou outro e, também, selecionar um ou mais programas ao qual o projeto tenha aderência. Os Programas que aparecem no formulário são os Programas do Inpa, definidos no Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE 2021-2031) e no Plano Diretor da Unidade (PDU 2021-2025).

Neste momento, somos duas servidoras responsáveis por inserir os projetos no sistema SIGE3P e a fazer a gestão do Portfólio do INPA para o MCTI, sendo que o Escritório de Projetos está vinculado a Coordenação de Ações Estratégicas – COAES.

Servidoras

Coordenações

Contatos

E-mails

Larissa Ribeiro Cantisani Pinto

COAES

(92) 3643-3034

escritorio.projetos@inpa.gov.br

Mylene Dutra Barbosa COPES

(92) 3643-3323

 

Atenciosamente,

Larissa Ribeiro Cantisani Pinto

Gerente do Escritório de Projetos - EP/PMO

Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA

 

Referência bibliográfica:

https://cgep.mcti.gov.br/

https://cgep.mcti.gov.br/framework

https://cgep.mcti.gov.br/arquivos/Manual_Framework_2020.pdf

https://cgep.mcti.gov.br/arquivos/Guia_Pratico_PPP_CGEP-DEPRO.pdf

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página