Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Procedimentos - Biotério Central

Última atualização em Sábado, 18 de Janeiro de 2020, 10h55 | Acessos: 3711

   Toda e qualquer retirada de animais da área experimental do Laboratório Temático Biotério Central que se fizer necessária deverá ser comunicada via memorando com antecedência mínima de 2 dias úteis. O memorando deve estar devidamente assinado e encaminhado através do SEI (Sistema Eletrônico de Informações). No memorando devem conter as seguintes informações:

  • data e horário de retirada
  • sala de onde serão retirados os animais
  • quantidade de animais
  • espécie
  • quantidade de gaiolas que serão retiradas
  • responsável pela retirada

   No dia e hora agendados para a retirada, o responsável deve comparecer ao Biotério levando consigo o Termo de Responsabilidade devidamente preenchido e entregá-lo na recepção do Biotério para o técnico responsável pela expedição dos animais.

   Adentrar a área experimental (somente uma pessoa) para realizar a retirada dos animais, seguindo os procedimentos de paramentação e utilizando o carrinho de transporte para trânsito com as gaiolas (se for necessário).

   Antes de deixar as dependências do Biotério Central, o responsável pela retirada deverá assinar o Termo de Entrega a ser apresentado pelo técnico responsável pela expedição dos animais.

   Até o final do expediente, as carcaças dos animais deverão ser entregues, em sacos banco leitoso de material infectante, previamente disponibilizado, juntamente com a ficha de descarte de carcaça que deverá estar afixada ao mesmo.

   Juntamente com a carcaça deverá ser entregue o Plano de Execução relacionado ao Procedimento de Eutanásia no Biotério Central do INPA (INPA/BC/PEX-MA/004).

   No momento da entrega das carcaças e gaiolas o técnico do Biotério Central, após conferir o material, irá preencher o Termo de Recebimento (verso do Termo de Responsabilidade) e entregar, devidamente assinada, para o responsável pela entrega dos animais.

 

 

Fim do conteúdo da página