Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa e Soka-Cepeam debatem em evento ambiente, água e desenvolvimento social
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa e Soka-Cepeam debatem em evento ambiente, água e desenvolvimento social

  • Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2017, 15h51
  • Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2017, 08h32

Evento é gratuito e traz confluências nas áreas de interesse das instituições, tanto nas posturas de proteção e preservação ambiental, quanto no uso sustentável dos recursos naturais

Da Redação – Ascom Inpa

Banner: Ayrton Hugo /Foto: Denise Gutierrez - Acervo

Uma reserva ambiental de frente para o Encontro das Águas será o palco de discussões nas próximas segunda e terça-feira (27 e 28) do VI Workshop de Tecnologia Social do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTIC) e do III Seminário das Águas da Amazônia do Centro de Projetos e Estudos Ambientais do Amazonas (Cepeam). Com o tema “Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Social na Amazônia”, o evento integrado acontecerá no auditório do Instituto Soka-Cepeam, que fica na rua Desembargador Anísio Jobim, 980, Colônia Antônio Aleixo, zona Leste de Manaus.  

Segundo a coordenadora de Tecnologia Social do Inpa, Denise Gutierrez, a congregação dos eventos é motivada pela otimização de recursos e principalmente pelas confluências nas áreas de interesse, tanto nas posturas de proteção e preservação ambiental, quanto no uso sustentável dos recursos naturais pelas duas instituições. “Isso veio a calhar para associar os dois eventos e também promover a aproximação do workshop de tecnologia social com os pesquisadores, proporcionando-os conhecer a equipe e trocar conhecimentos”.

Durante os dois dias, o evento pretende reunir especialistas, acadêmicos, profissionais e demais interessados na temática. Na oportunidade serão realizados debates, minicursos como o de avaliação rápida do monitoramento da água, visita de campo,  apresentação de tecnologias sociais e lançamento do ebook . “Tecnologias Sociais do Inpa para a Amazônia – Uma visão Diagnóstica”. Veja aqui a programação completa.

 

Workshop Seminario portal

 

No dia 27 pela manhã haverá a visita de campo para coleta e analise ambiental com a pesquisadora do Inpa Maria do Socorro e apresentação do biodecompositor orgânico pelo profissional Marcio Pinheiro, além das palestras Tons da Terra: Resultados de pesquisa e Demonstrações pelos professores do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) Gyovanni Augusto Ribeiro e Fernanda Vilani e Tintas Naturais a base de plantas amazônicas: resultados de pesquisas e demonstrações com o pesquisador do Inpa Juan Revilla, conhecido pelo trabalho com as plantas medicinais. À tarde acontecerá o minicurso de gestão das águas com o pesquisador do Inpa Sergio Bringel.

As tecnologias sociais são fruto da união do saber popular e os conhecimentos científicos e tecnológicos, que devem atender a requisitos de simplicidade, baixo custo, fácil aplicabilidade e reprodução e impacto social comprovados. Essas tecnologias sociais devem ser voltadas para a solução de problemas básicos como suprimento de água potável, alimentação, educação, energia, habitação, renda, saúde e meio ambiente.

O Inpa possui 25 tecnologias sociais registradas, e faz de forma contínua a busca ativa para identificar novas tecnologias. “Nesse sentido, o evento é importante porque fortalece a base dos grupos que têm interesse nessa questão”, ressalta Gutierrez. 

 

Royalty1FotoCimoneBarros

 

 

Conforme o engenheiro ambiental do Instituto Soka-Cepeam, Jean Leão, este é o terceiro ano que se discute o tema água na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Dr. Daisaku Ikeda, que é um local simbólico, por ficar em frente ao Encontro das Águas dos rios Negro e Solimões e abrigar a Estação Rio Negro Ambiental-Ponta das Lajes, que capta água para ser distribuída nas zonas Leste e Norte de Manaus.

“O tema água é superimportante, em voga na sociedade, e precisamos gerir de forma eficiente esse recurso natural. Apesar de estarmos na Amazônia e termos esse recurso em abundância, acreditamos que essa qualidade não perdurará se não agirmos de forma inteligente agora”, alerta Leão.

A reserva possui 300 metros de margem de rio, onde o instituto faz monitoramento das águas, além de contribuir para recuperar áreas verdes de Manaus com o plantio de árvores. Por ano são produzidas no viveiro da organização 30 mil mudas de 70 espécies de árvores amazônicas como copaíba e sumaúma. “Ao plantar árvores, também contribuímos para a produção de água, já que a árvore é o ser tecnológico que produz a água”, conta.

Lançamento livro

Na ocasião, no dia 28, haverá o lançamento do livro eletrônico “Tecnologias Sociais do Inpa para a Amazônia – Uma visão Diagnóstica ”, resultante de uma pesquisa realizada pela equipe da Coordenação de Tecnologia Social (Cots/Inpa). A obra tem como autora principal Denise Gutierrez e a equipe da COTS formada por Fernanda Morais, Evandro Souza, Francisco Cavalcante, Gário Florêncio e Marcel Leão.

A publicação traz um relato histórico, em termos de resgatar propostas do passado, de pessoas, de grupos de pesquisa e de laboratórios mostrando o que já desenvolveram no do Inpa. “A pesquisa foi feita no período de 2012 a 2014 com dados bem relevantes para a realidade atual”, conta Gutierrez.

Também no workshop será lançado um aplicativo de avaliação ambiental, elaborado pela mestranda do Inpa Elaine Pires, integrante do Grupo de Pesquisa Recursos Hídricos da Amazônia (Rhania). O aplicativo é considerado uma tecnologia social por ser uma ferramenta que será útil para técnicos e educadores ambientais. O Rhania é liderado pela pesquisadora Maria do Socorro Rocha. 

Fórum internacional

Denise Gutierrez forum int TS

 

O Inpa, por meio da Cots, participa do Fórum Internacional de Tecnologia Social, uma iniciativa da Fundação Banco do Brasil. O Instituto foi o único da região Norte convidado a participar desse fórum, em Brasília, que tem como tema “Colaboração, perspectivas e caminhos para a Tecnologia Social”. O evento de dois dias encerra nesta quarta-feira (22), no Centro Internacional de Convenções do Brasil. O objetivo é promover o debate sobre tecnologias sociais, seu estágio atual, perspectivas e tendências futuras com a nova regulamentação da Política Nacional. 

“No primeiro dia apresentei a nosso purificador de água [equipamento de desinfecção solar de água conhecido como Água Box] e depois coordenei e apresentei resultados do Grupo de Trabalho do fórum Educação em Tecnologias Sociais”, contou Denise Gutierrez.

      

registrado em:
Fim do conteúdo da página