Laboratório de Nutrição do Inpa oferece oficinas de gastronomia na II Semana de Qualidade de Vida
No Total são oferecidas 30 vagas, 15 em cada oficina: “Preparação com frutos da região e plantas alimentícias não convencionais (Pancs)” e “Preparação de iguarias a partir de frutos amazônicos”
Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa
Foto: Luciete Pedrosa – Acervo Inpa
Preparar alimentos saudáveis de baixo custo, aproveitando integralmente os alimentos sem desperdícios e com segurança, utilizando-se as boas práticas de manuseio. Estes são os objetivos das Oficinas Gastronômicas que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará nos dias 5 e 6 de abril, no Laboratório de Nutrição do Instituto.
As oficinas fazem parte da programação da II Semana de Qualidade de Vida dos Servidores do Inpa, que acontece na próxima semana (de 4 a 8 de abril). O evento é organizada pela Coordenação de Gestão de Pessoas (COGP/Inpa) e conta com oficinas, palestras e a 2ª EcoCaminhada, encerrando no dia 8 de abril a programação.
“São preparações culinárias saudáveis com alimentos encontrados na região, de baixo custo, utilizando as partes geralmente desprezadas desses alimentos, como talos, cascas e sementes”, explica a pesquisadora do Inpa, a nutricionista Dionisia Nagahama, que ministrará a oficina preparação com frutos da região e plantas alimentícias não convencionais (Pancs), no dia 5 de abril, das 9h às 12h.
Para esta oficina são oferecidas 15 vagas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail dionenagahama@gmail.com. Segundo a pesquisadora explica, os participantes terão oportunidade de aprender a trabalhar com a farinha de pupunha e fazer suco verde. “A novidade será o tucupi de cubiu, que é saudável e tem o mesmo gosto do tucupi tradicional”, diz.
Nagahama contará com a colaboração da especialista em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade de Lavras (MG), Terezinha Freire, que também trabalha em conjunto com o pessoal da área de Tecnologia de Alimentos do Inpa; o gastrônomo Carlos Seixas, da Empada Seixas, que fabrica alimentos sem lactose e sem glúten, além das colaboradoras da empresa As Clarissas, que preparam alimento com biomassa de banana verde.
Já a oficina de preparação de iguarias a partir de frutos amazônicos acontece nas tardes dos dias 5 e 6 de abril, das 14h às 18h, com o técnico do Inpa, o engenheiro agrônomo Afonso Rabelo. São oferecidas 15 vagas para os interessados em aprender a fazer doces e salgados com os frutos. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail rabeloafonso@gmail.com.
Na oficina, serão repassadas informações sobre as potencialidades dos frutos amazônicos que são desperdiçados, como o umari, rico em potássio (evita a fraqueza muscular e as cãibras durante o exercício físico intenso), betacaroteno (é convertido no organismo em vitamina A, especialmente necessária para a saúde dos olhos e pele) e lipídeos (gorduras). “O umari é muito desvalorizado na região e já conseguimos agregar valor desenvolvendo 15 pratos com essa fruta”, diz Rabelo.
Podem participar das atividades servidores do Inpa, alunos de pós-graduação, estagiários, bolsistas e colaboradores.
Redes Sociais