Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Laboratório de Nutrição do Inpa oferece oficinas de gastronomia na II Semana de Qualidade de Vida
Início do conteúdo da página
Notícias

Laboratório de Nutrição do Inpa oferece oficinas de gastronomia na II Semana de Qualidade de Vida

  • Publicado: Terça, 29 de Março de 2016, 17h02
  • Última atualização em Terça, 29 de Março de 2016, 17h19

No Total são oferecidas 30 vagas, 15 em cada oficina: “Preparação com frutos da região e plantas alimentícias não convencionais (Pancs)” e “Preparação de iguarias a partir de frutos amazônicos”

Por Luciete Pedrosa – Ascom Inpa

Foto: Luciete Pedrosa – Acervo Inpa

Preparar alimentos saudáveis de baixo custo, aproveitando integralmente os alimentos sem desperdícios e com segurança, utilizando-se as boas práticas de manuseio. Estes são os objetivos das Oficinas Gastronômicas que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizará nos dias 5 e 6 de abril, no Laboratório de Nutrição do Instituto. 

As oficinas fazem parte da programação da II Semana de Qualidade de Vida dos Servidores do Inpa, que acontece na próxima semana (de 4 a 8 de abril). O evento é organizada pela Coordenação de Gestão de Pessoas (COGP/Inpa) e conta com oficinas, palestras e a 2ª EcoCaminhada, encerrando no dia 8 de abril a programação.

“São preparações culinárias saudáveis com alimentos encontrados na região, de baixo custo, utilizando as partes geralmente desprezadas desses alimentos, como talos, cascas e sementes”, explica a pesquisadora do Inpa, a nutricionista Dionisia Nagahama, que ministrará a oficina preparação com frutos da região e plantas alimentícias não convencionais (Pancs), no dia 5 de abril, das 9h às 12h.

 

OficinaPANCFotoLucietePedrosa

 

Para esta oficina são oferecidas 15 vagas. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail dionenagahama@gmail.com. Segundo a pesquisadora explica, os participantes terão oportunidade de aprender a trabalhar com a farinha de pupunha e fazer suco verde. “A novidade será o tucupi de cubiu, que é saudável e tem o mesmo gosto do tucupi tradicional”, diz.

Nagahama contará com a colaboração da especialista em Nutrição Humana e Saúde pela Universidade de Lavras (MG), Terezinha Freire, que também trabalha em conjunto com o pessoal da área de Tecnologia de Alimentos do Inpa; o gastrônomo Carlos Seixas, da Empada Seixas, que fabrica alimentos sem lactose e sem glúten, além das colaboradoras da empresa As Clarissas, que preparam alimento com biomassa de banana verde.

Já a oficina de preparação de iguarias a partir de frutos amazônicos acontece nas tardes dos dias 5 e 6 de abril, das 14h às 18h, com o técnico do Inpa, o engenheiro agrônomo Afonso Rabelo. São oferecidas 15 vagas para os interessados em aprender a fazer doces e salgados com os frutos. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail rabeloafonso@gmail.com.

Na oficina, serão repassadas informações sobre as potencialidades dos frutos amazônicos que são desperdiçados, como o umari, rico em potássio (evita a fraqueza muscular e as cãibras durante o exercício físico intenso), betacaroteno (é convertido no organismo em vitamina A, especialmente necessária para a saúde dos olhos e pele) e lipídeos (gorduras). “O umari é muito desvalorizado na região e já conseguimos agregar valor desenvolvendo 15 pratos com essa fruta”, diz Rabelo.   

Podem participar das atividades servidores do Inpa, alunos de pós-graduação, estagiários, bolsistas e colaboradores. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página