Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa apresenta estudo da variabilidade genética do Cardinal na bacia do Rio Negro em seminário da FIAM
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa apresenta estudo da variabilidade genética do Cardinal na bacia do Rio Negro em seminário da FIAM

  • Publicado: Segunda, 25 de Novembro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 11h05

 

O pesquisador do Inpa Jorge Porto falará no Seminário Micro e Nanotecnologias do Polo Industrial de Manaus (Minapim/ FIAM) sobre as características genéticas e distribuição geográfica das espécies Paracheirodon, conhecidos popularmente como cardinal e neón, peixes ornamentais muito conhecidos no mundo aquarístico

Da Redação da Ascom

Na sétima edição da Feira Internacional da Amazônia (FIAM), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participará do 1º Brainstorming do Biotério de Espécies Nanoestruturadas, durante a programação do Seminário Micro e Nanotecnologias do Polo Industrial de Manaus (MINAPIM 2013), que vai ocorrer na próxima sexta-feira (30), das 8h30 à17h. O Brainstorming reunirá pesquisadores para discussões em torno de um projeto multidisciplinar envolvendo peixes do gênero Paracheirodon, conhecidos popularmente como cardinal e neón.

O pesquisador do Inpa do Núcleo de Apoio à Pesquisa no Pará (NAPPA/Inpa), Jorge Porto, apresentará o seminário "Estudo da variabilidade genética do Cardinal (Ostariophysi: Characiformes: Paracheirodon axelrodi) na bacia do rio Negro". O pesquisador irá expor informações sobre as características genéticas das espécies a serem estudadas e associará as informações com a distribuição geográfica das espécies.

“O foco principal do encontro é o estudo do comportamento da linha lateral nanoestruturada desses peixes ornamentais (P. axelrodi, P. innesi e P. simulans), com vistas à biomimetização, e a avaliação do impacto de materiais nanoestruturados no meio ambiente utilizando a nanoestrutura desses peixes como bioindicador”, explica Porto.

A equipe multidisciplinar do encontro envolve pesquisadores de áreas como biofísica de membranas, neurociências, simulação computacional, química biológica, e trabalhos específicos monitorando efeito do estresse ambiental, marcadores moleculares, impactos de nanotubos de carbono, nanopartículas de prata, quantum dots, além de monitoramento de nado errático via reconhecimento de padrão.

A abertura dos trabalhos será feita pelo coordenador do evento Petrus Santa Cruz, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Além do Inpa, o evento contará com a presença de representantes do instituto alemão Fraunhofer-ENAS, Centro de Biotecnologia da Amazônia (CBA), Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Confira a programação no site do evento.

MINAPIM

Durante o Minapim 2013, que tem como tema “Soluções de sistemas inteligentes para uma floresta sustentável”, serão abordados alguns projetos que integram e/ou reutilizam componentes existentes e tratem da investigação e inovação, demonstrando a plataforma final em uma determinada área de aplicação, como energias renováveis (incluindo medição e gerenciamento de energia ), sistemas de gerenciamento de tráfego e transporte, as soluções de saúde para áreas remotas, redes inteligentes, sistemas inteligentes de controle da cadeia de alimentos ou de água.

As metas do grupo Minapim envolvem avanços nas tecnologias, incluindo as plataformas de desenvolvimento de sistemas que permitam o desenvolvimento sustentável de sistemas complexos que são rentáveis, eco-energia, acessível e baseado em padrões abertos, para enfrentar os desafios atuais da sociedade em busca de uma vida melhor.

registrado em:
Fim do conteúdo da página