Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Seminário de avaliação do PIBIC Jr do Inpa acontece nesta quinta-feira no auditório da Ciência
Início do conteúdo da página
Notícias

Seminário de avaliação do PIBIC Jr do Inpa acontece nesta quinta-feira no auditório da Ciência

  • Publicado: Segunda, 18 de Novembro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 10h50

 

A abertura contará com a presença do grupo musical Camerata Ukulelê, que também possui bolsistas de iniciação científica  

Da Redação da Ascom

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) realiza na próxima quinta-feira (21) o VIII Seminário de Avaliação de Resultados dos trabalhos dos bolsistas de Iniciação Científica Jr (PIBIC Jr), uma parceria entre o Inpa e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado Amazonas (Fapeam) cnpq. A abertura acontece às 8h30, no auditório da Ciência do Inpa, com a presença do grupo musical Camerata de Ukulelê.

De acordo com a Divisão de Apoio Técnico da Coordenação de Capacitação do Inpa (DAT/ COCP), 59 estudantes farão a apresentação de trabalhos desenvolvidos durante um ano no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC Jr.). O programa visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino fundamental, médio e profissional da rede pública de ensino.

Os projetos de pesquisa científica e tecnológica são orientados por pesquisadores do quadro do Inpa em oito áreas: engenharias, ciências humanas, agronomia, multidisciplinar, zoologia II, saúde, zoologia I e química de produtos naturais.

Grupo musical Camerata de Ukulelê

A Camerata Ukulelê é resultado de um projeto desenvolvido pelo Inpa numa escola pública de Manacapuru (município da Região Metropolitana de Manaus que fica a 68 quilômetros da capital amazonense), por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) – Madeiras da Amazônia.     

O início se deu com o projeto “Construindo instrumento musical com madeiras da Amazônia” desenvolvido no Pibic Jr, no qual ainda há estudantes bolsistas. A proposta é transferir tecnologia para a fabricação de um instrumento musical de cordas de origem havaiano, a partir de madeiras da Amazônia.

Mas o projeto foi além, em função do interesse dos estudantes pela música. Atualmente dez alunos tocam Ukulelê, instrumento que eles mesmos confeccionaram. No mês passado, a Camerata Ukulelê se apresentou com a Orquestra de Violões do Amazonas, no Teatro Amazonas, o maior palco de apresentações culturais e artísticas do estado.

registrado em:
Fim do conteúdo da página