Entrega de diplomas e homenagens a pesquisadores marcam menção honrosa no Inpa
Os novos mestres e doutores receberam os diplomas durante a Menção Honrosa Warwick Estevam Kerr. Na ocasião Charles Clement, Maria Lúcia Absy e Manoel Pereira Filho (in memorian) foram homenageados
Da redação da Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) entregou na noite da última quinta-feira (14) 127 diplomas a alunos dos cursos de pós-graduação e prestou uma homenagem a três cientistas: Charles Clement, Maria Lúcia Absy eManoel Pereira Filho (in memorian), pelos relevantes contribuições a ciência na Amazônia. A cerimônia de premiação da Menção Honrosa Warwick Estevam Kerr fez parte das comemorações dos 40 anos de pós-graduação do Instituto.
O diretor do Inpa, Adalberto Val, destacou a importância da formação de novos mestres e doutores na Amazônia. “A consolidação da República Federativa do Brasil precisa de informação dos nossos ambientes, a nossa interação com eles e as formas de conservar e melhorar a inclusão social e geração de renda. Mas para gerar essas informações precisamos de gente qualificada e o Inpa dá uma contribuição muito significativa nesse sentido”, disse.
Homenageados
A Menção Honrosa Warwick Estevam Kerr é a mais alta homenagem conferida pelo Inpa, por meio da Coordenação de Capacitação (COCP) do Instituto a brasileiros e estrangeiros que tenham contribuído para o desenvolvimento e avanço da docência, da pesquisa científica e tecnológica e da inovação no âmbito de seus programas de Pós-Graduação. A distinção é anualmente outorgada pela direção do Instituto a três profissionais indicados pela Congregação de Capacitação Institucional e pelo Conselho diretor do Inpa.
Ao receber a medalha Maria Lúcia Absy dedicou a premiação a todos da equipe com quem trabalha. Ela afirmou que a premiação é o reconhecimento do trabalho científico. “É importante o Inpa reconhecer em seus pesquisadores o trabalhos que eles desenvolveram na instituição”, afirmou.
Já Clement destacou o avanço da pós-graduação do Inpa. “Fico especialmente orgulhos, pois foi o dr. Kerr, que foi diretor do Inpa, que me chamou para trabalhar aqui há 37 anos. Então eu acompanho todas essas turmas de pós-graduandos desde o primeiro grupo da botânica. É o bom ver que a força da pós-graduação do Inpa está aumentando cada vez mais”, ressaltou.
Manoel Pereira Filho também foi homenageado e a medalha entregue a viúva Maria Inês de Oliveira. A coordenadora de pós-graduação do Inpa, Beatriz Ronchi Teles, destacou o mestrado profissional em áreas protegidas, que teve a primeira turma de alunos formados, e ressaltou o papel da pós-graduação na formação de políticas públicas. “Nessa turma de áreas protegidas, por exemplo, há pesquisas que já colaboram para a formação de políticas públicas”, disse.
Redes Sociais