Seminário no Inpa apresenta e debate trabalhos científicos capazes de gerar políticas públicas
O objetivo do evento é discutir como a pós-graduação pode representar um laboratório para políticas públicas para a Amazônia
Da redação da Ascom
A conservação da biodiversidade em áreas protegidas e a sustentabilidade e proteção das áreas úmidas na Amazônia foram temas de debates, nesta quarta-feira (13), no seminário “Novos conceitos de cooperação: a pós-graduação como um laboratório para políticas para a Amazônia”. O evento, realizado no Auditório da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), visa discutir e apresentar trabalhos da pós-graduação capazes de fortalecer as políticas públicas na região.
A atividade faz parte das comemorações dos 40 anos da pós-graduação do Instituto. As apresentações destacaram produções técnicas e científicas de dois programas do Instituto, que recebem grande cooperação com instituições da Alemanha. Os programas são: mestrado profissional em Gestão de Áreas Protegidas da Amazônia (MPGAP) e o Programa de Cooperação Inpa-Max Planck, hoje institucionalizado com o grupo de pesquisas em Ecologia, Monitoramento e Uso Sustentável de Áreas Úmidas.
De acordo com a pesquisadora do Inpa, Rita Mesquita, os trabalhos apresentados foram selecionados por já terem representado algum tipo de política pública para a região. “É uma celebração da contribuição que a pós-graduação vem dando para as políticas publicas na Amazônia. Nós fizemos uma seleção de alunos com alguns estudos que nós sabemos que tiveram alguma repercussão em políticas públicas”, disse.
O evento reuniu tomadores de decisão, políticos, lideranças, representações e técnicos de órgãos que possam se beneficiar da informação que vem sendo gerada pelo Inpa e seus estudantes, por meio das teses e dissertações. O seminário foi dividido em duas mesas de debate cada uma com três a quatro apresentações de estudantes e egressos da Instituição.
“O nosso objetivo aqui é mostrar que é possível uma aplicação direta dos resultados da nossa pós-graduação, atendendo inclusive demandas da sociedade. Esse evento também buscou comemorar um aspecto das múltiplas cooperações interinstitucionais que o Inpa tem, que é a cooperação com a Alemanha”, relatou Mesquita.
Redes Sociais