Abertas as inscrições para o XIII Curso de Controle Biológico do Inpa
O curso terá três módulos com os temas doenças tropicais, vetores, controle biológico e biotecnologia. Estudantes de graduação, pós-graduação, técnicos, professores e profissionais poderão participar
Da redação da Ascom
Do dia 25 a 30 de Novembro o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realiza o XIII Curso de Controle Biológico. As inscrições estão abertas até o dia 14 de novembro.
O objetivo éestimular os avanços de qualidade que estejam vinculados à preservação da saúde e da biodiversidade por meio da utilização sustentável da bioprospecção envolvendo inseticidas biológicos como meio alternativo ao controle de vetores. Ministrado pelo Laboratório de Vetores de Malária do Instituto, o intuito do curso é divulgar e discutir novas técnicas aplicadas para doenças e controle biológico, principalmente malária e dengue, apresentar tópicos que envolvem biologia molecular e interação parasita, além de proporcionar a interação entre pesquisadores e estudantes o que gera o intercâmbio acadêmico, técnico e científico entre os participantes.
O curso foi dividido em três módulos que irão abordar temas como doenças tropicais, vetores, controle biológico e biotecnologia. O Módulo I conta com seminários avançados, que será um conjunto de palestras de cada tema, ministrada por pesquisadores de renome internacional. O Módulo II será mini-cursos com carga horária de 16 horas, ministrados por pesquisadores convidados. Já o Módulo III, envolve atividades de campo em que os alunos poderão caracterizar locais em que serão aplicados biolarvicida, no objetivo do controle de criadouros de anofelinos (mosquito-prego) e outros vetores.
O curso será destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, professores e profissionais atuantes da área.
Histórico
No ano de 2003, o Estado do Amazonas tornou-se a sede do Simpósio e Seminários sobre Mosquitos Vetores de Doenças Tropicais e Controle Biológico, inserido ao 3º Curso “Implementação do Controle Biológico usando Bioinseticida Bacteriano e Vetores de Doenças Tropicais” ocorrido entre os meses Setembro e Outubro. Este evento teve como finalidade agregar renomados profissionais provenientes de Instituições Nacionais e Internacionais para divulgarem, em forma de seminários, os resultados de suas pesquisas.
Desde então, a organização de um Simpósio Satélite sobre “Mosquitos Vetores de Doenças Tropicais” na Amazônia e no Inpa tem por objetivo proporcionar um evento de porte Internacional, que irá reunir especialistas Sênior de diferentes Instituições.
Redes Sociais