Biblioteca do Inpa oferece manhã de leitura para alunos de escola pública
A atividade ocorreu nesta quarta-feira (30) na sala de leituras da biblioteca. O objetivo é promover o hábito da leitura entre as crianças
Da redação da Ascom
A biblioteca do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promoveu nesta quarta-feira (30) uma manhã de leitura com o escritor Zemaria Pinto para 23 alunos da escola Aristóteles Alencar, localizada no bairro Coroado, zona leste de Manaus (AM). O objetivo foi promover a prática da leitura em crianças do ensino fundamental.
Na atividade, os alunos tiveram contato com três obras literárias do autor voltadas para o público infantil dentre elas, “O Urubu Albino”, que aborda o preconceito e o convívio em sociedade de um filhote de urubu albino, personagem principal da história.
Para o autor, a iniciativa ajuda na formação de novos leitores. “A literatura tem o papel fundamental para todos, não importa se depois eles serão escritores, professores ou médicos. A literatura é a forma prazerosa de ensinar, interpretar e a pensar”, destacou.
A coordenadora da biblioteca do Inpa, Nádla de Oiveira, afirmou que esse é apenas o primeiro evento com a finalidade de aproximar os estudantes dos autores. Para 2014, esses encontros deverão ser mensais. “A biblioteca do Inpa está aberta para a comunidade, então essa atividade serve para incentivar a leitura dessas crianças já que muitas delas não têm acesso à livros em casa e não possuem o hábito de ler. Vamos fazer o planejamento para o ano que vem e a ideia é que seja mensal”, disse.
A biblioteca do Inpa foi criada em julho de 1954 e possui um acervo voltado às Ciências Puras e Aplicadas com ênfase às Ciências Biológicas. O espaço reúne uma das maiores bibliografias nacionais sobre a Amazônia. Sua clientela é composta por funcionários da instituição, bolsistas, alunos dos cursos de pós-graduação do Inpa e a comunidade em geral. Mais informações sobre a biblioteca do Inpa aqui.
Redes Sociais