Pedalada científica encerra atividades da Semana Nacional de C&T do Inpa
O evento reuniu crianças e adultos em uma programação que uniu ciência, saúde e esporte pelas alamedas do Inpa em Manaus
Por Ed Salles
Colaborador Ascom
Em comemoração aos 344 anos de Manaus, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em parceria com o movimento Pedala Manaus, realizou na manhã desta quinta-feira (24) a Pedalada Científica como encerramento das atividades do Inpa na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Segundo o coordenador de extensão, Carlos Bueno, a ideia é mostrar para a sociedade que dentro da área do Inpa existe uma biodiversidade que tem a ver com o desenvolvimento regional. “Foi uma pedalada tranquila, onde pesquisadores do Inpa e especialistas explicaram para os participantes sobre as plantas da região, os resultados das pesquisas feitas nos laboratórios e de que forma as pessoas absorvem conhecimento científico e de que maneira podem utilizar no seu dia a dia”, disse.
A trajetória da pedalada teve início às 9hs e durante o percurso, foram realizadas cinco paradas com conteúdo científico. Duas paradas estratégicas em uma das vias pavimentas do instituto rodeadas de plantas. Uma parada no laboratório de malária e dengue, neste lugar os ciclistas foram orientados os cuidados com esses insetos e seus sintomas.
As duas últimas paradas aconteceram no Bosque da Ciência onde os participantes tiveram a oportunidade de conhecer de perto os mamíferos aquáticos. Segundo o coordenador do Pedala Manaus, Tiago Oliveira, a pedalada que encerrou as atividades da Semana de C&T do Inpa acrescentou conhecimento aos participantes. “O pedala Manaus surgiu dentro do Inpa com o apoio dos colaboradores e virou o movimento que é hoje. Essa experiência que tivemos hoje, só veio agregar valor científico no ambiente das pessoas que vieram participar e trouxe mais esporte e lazer com a mobilidade que a bicicleta proporciona em cada pedalada”, comentou.
O técnico do Herbário do Inpa, Nory Daniel, destaca a necessidade de ações que despertem o interesse com a saúde aliadas ao conhecimento científico. “O objetivo é fazer com que os funcionários e a pessoas de fora se envolvam em atividades físicas e tenham a importância do instituto para a comunidade”, declarou.
Alcance
Para Bueno, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia encerrou as atividades divulgando a informação científica para mais de 110 mil pessoas através do sistema multimídia da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que permite o alcance em todos as escolas dos municípios do Amazonas e demais cidades do Brasil, além dos estudantes que visitaram o Inpa durante uma semana de evento.
“Isso multiplica muito a informação que queremos passar, pois é um sistema online com interatividade de perguntas. Acredito que a Semana de C&T do ano que vem teremos pelo menos um alcance de 10% a mais de pessoas que vão absorver ciência em comparação a este ano”, informou.
Redes Sociais