Inpa encerra ciclo de palestras e oficinas da Semana Nacional de C&T
Durante uma semana o Instituto realizou palestras, exposições, visitas a escolas, atividades esportivas e culturais, aproximando a população de Manaus ao conhecimento gerado nos laboratórios de pesquisa
*Da redação da Ascom
Na tarde desta quarta-feira (23), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) realizou a solenidade de encerramento das atividades que envolveram palestras, mini-cursos e oficinas da 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Instituto. Vale ressaltar que apesar do término da semana de atividades, o Inpa realiza nesta quinta-feira (24), aniversário de Manaus, uma “Pedalada Científica”.
A atividade é promovida pelo Instituto, em parceria com o movimento Pedala Manaus e acontecerá nas vias pavimentadas do Inpa, que fica localizado no bairro de Petrópolis, zona Centro-Sul da cidade. O circuito ciclístico que envolve atividade física e conhecimento científico será realizado às 9h.
Segundo com o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, o intuito agora é que os participantes possam levar o conhecimento para outras pessoas. “Nós estamos encerrando as atividades da semana de C&T de 2013, agradecendo a todos que estão aqui. Que (eles) levem esta mensagem muito positiva de que vivemos no mais lindo local do mundo, com uma floresta fantástica e que precisamos aprender a conhecer”, disse.
Esporte
Desde o dia 17 deste mês o Inpa realizou atividades esportivas alusivas ao tema da SNCT que é "ciência, saúde e esporte. Com foco nas atividades físicas, a Reserva Florestal Adolpho Ducke, Localizada no Km26 de estradas Manaus/Itacoatiara (Am-010) recebeu no dia 20 de outubro, o “Desafio da Reserva Ducke” que teve sete quilômetros de percurso, aliando adrenalina, emoção e encantamento num ambiente de 100 Km², com fauna e flora praticamente intocadas.
No mesmo dia, o Clube de Orientações da Agremiação dos Subtenetes e Sargentos da Amazônia (Corasa) e a Federação Amazonense de Orientação (FOA) em parceira com o Inpa realizaram a 3ª Etapa do 5° Campeonato de Orientação do Amazonas,uma competição na floresta dentro do perímetro urbano de Manaus, no Bosque da Ciência do Instituto.
Educação
O Instituto também participou de atividades na SNCT em Brasília (DF) por meio da equipe do Laboratório de Citotaxonomia e Insetos aquáticos (LACIA). A equipe tem mostrou ao público visitante, por meio de atividades lúdicas, a importância desse grupo de insetos para a biodiversidade e para a manutenção dos ecossistemas aquáticos na Amazônia.
Entre os dias 17 e 18 de outubro, o Inpa promoveu uma rodada de palestras em universidades e escolas de ensino público de Manaus (AM). O objetivo da ida do Instituto às escolas e universidades é divulgar conhecimento científico através de palestras e aproximar estudantes da pesquisa científica.
Além disso, os estudantes ainda tiveram a oportunidade de visitar os laboratórios e conhecer sua dinâmica, por meio do programa Laboratório de Portas Abertas, realizado dentro das atividades da SNCT, onde os laboratórios recebem estudantes das escolas estaduais de Manaus.
No sábado (19) foi a vez do Circuito da Ciência, projeto que é uma ferramenta de popularização da ciência e que visa disseminar os conhecimentos científicos e tecnológicos produzidos pelo Inpa. Várias atividades socioambientais e culturais, como exposições científicas, oficinas, jogos educativos e apresentações de músicas e teatro, foram desenvolvidas no Bosque da ciência do Instituto, em sua 8ª edição, nesta ocasião como parte das atividades da SNCT.
Cultura
No domingo (20) o Teatro Amazonas recebeu cerca de 700 pessoas para a apresentação do grupo Camerata de Ukulelê, de dez alunos de escolas públicas de Manacapuru, município do interior do Amazonas, juntamente com a Orquestra de Violão do Estado. A camerata de Ukulelê é o resultado de um projeto desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) por meio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT)-Madeiras da Amazônia.
Apoio
A SNCT no Inpa teve com o apoio do Comando Militar da Amazônia (CMA), 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pedala Manaus, Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans),Honda, Petrobrás, Caloi, Água Crim, Eridata Telecomunicações, Itacol, Magistral, Grupo Simões, Jungle Man esportes de aventura e InFrutas.
Redes Sociais