Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana Nacional de C&T: prevenção da malária e dengue faz parte do último dia de exposições no Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Semana Nacional de C&T: prevenção da malária e dengue faz parte do último dia de exposições no Inpa

  • Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 09h38

 

No estande do Laboratório de Malária e Dengue do Inpa, microscópio e até mosquito de pelúcia foram usados para demonstrar a importância de medidas preventivas

Por Daniel Jordano

Como parte do último dia de exposições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o Laboratório de Malária e Dengue do Instituto demonstrou aos alunos de escolas públicas de Manaus as formas de prevenção da doença. O objetivo é inserir os estudantes na divulgação dos métodos preventivos.

A bióloga e técnica do Inpa Maria do Canto destaca as pesquisas como cravo-da-índia para combater o mosquito da dengue (Aedes Aegypt). “As crianças precisam conhecer esses insetos que causam doenças. Aqui falamos do ciclo biológico dos mosquitos, como se reproduzem, alimentação e como a dengue e a malária são transmitidas. Com essa informação as crianças aprendem a identificar os criadouros  que, no caso do Aedes Aegypt , podem estar dentro de casa. Nós temos a pesquisa com o cravo-da-índia que possui uma substância que inibe a proliferação desses mosquitos”, disse.

Ações preventivas como o uso de repelentes, mosquiteiros e não exposições aos mosquitos nos horários da manhã e fim de tarde nas margens de lagos rios e igarapés foram enfatizados. Ainda de acordo com a bióloga a atividade é importante uma vez que as crianças ajudam na conscientização em casa. “Eles levam essas informações para a família e assim todos passam a ter acesso ao conhecimento”, ressaltou.

Pesquisas

O Inpa possui uma série de pesquisas com malária e dengue na região. Dentre elas está o método que utiliza cal e cloro para o combate do mosquito da dengue em obras da construção civil, neste caso de prédios. Na construção de edifícios é comum os trabalhadores despejarem água nos banheiros para o teste de infiltração o que cria o ambiente para o mosquito.

A pesquisa do Inpa usa o cal e o cloro nas construções para inibir a proliferação do mosquito. Já nas pesquisas com malária, o Inpa se destaca na análise genética do Anopholesdarlingi.

Recentemente Erika Gomes, que concluiu o mestrado em 2012 pelo Curso de Pós-Graduação em Entomologia doInpa, apresentou sua dissertação “Sistema nanoestruturado para controle do mosquito Anopheles darlingi”,que consiste em uma nanocápsula capaz de prolongar a defesa contra os vetores transmissores da malária.

 O Inpa participa da Rede Malária que conta com colaboradores nos estados brasileiros de Roraima, Amazonas, Pará, São Paulo, Maranhão, Tocantins além de pesquisadores dos Estados Unidos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página