Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Dois pesquisadores do Inpa são agraciados no Prêmio Professor Samuel Benchimol
Início do conteúdo da página
Notícias

Dois pesquisadores do Inpa são agraciados no Prêmio Professor Samuel Benchimol

  • Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 09h37

 

Na categoria ‘econômica/tecnológica’, os pesquisadores Ceci Sales-Campos e Luiz Antonio de Oliveira foram vencedores na primeira e terceira colocação, respectivamente. Sales-Campos venceu também em primeiro lugar na categoriaSuporte ao Desenvolvimento Regional’

Por Leonardo Jeronimo

Dois pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) foram agraciados no último fim de semana, com a divulgação do resultado final do Prêmio Professor Samuel Benchimol.   

Os premiados foram o pesquisador Luiz Antonio de Oliveira com o projeto “Uso do Mesocarpo do Babaçu para a produção de etanol e alfa-amilases na Amazônia brasileira”, e a pesquisadora Ceci Sales-Campos com duas premiações: uma com o projeto “Cogumelos comestíveis da Amazônia como alternativa alimentar e melhoria da qualidade de vida” (acompanhada por Meire Andrade, que faz parte de sua equipe de pesquisa) e a outra com o projeto “Cultivo de cogumelos comestíveis e medicinais: uma estratégia bioeconômica e socioambiental para a Amazônia nos próximos anos”.

Projetos premiados têm maior reconhecimento das agências de financiamentos, sabendo que o alcance deste projeto só tende a crescer. O pesquisador Luiz Antônio de Oliveira destaca: “O prêmio é um estímulo, para expor ideias e favorece um ambiente criativo na região sendo altamente positivo para o projeto”. Oliveira diz também que o projeto tem uma grande importância social e econômica para todos, mas aprimoraria se uma empresa parceira explorasse o babaçu que segundo ele, já está pronto para gerar o álcool.

A pesquisadora Ceci Sales-Campos afirma, que este prêmio tem uma relevância social muito extensa, e que ele pode abrir muitas portas para o investimento necessário para a produção e o cultivo de cogumelos em maior quantidade. “O cultivo do cogumelo em maior escala exige bastante tecnologia, nós temos esta tecnologia falta o investimento”, observou.

Para a pesquisadora, ser a primeira colocada em duas categorias, reflete no seu trabalho, que está sendo reconhecido pela comissão organizadora e julgadora do Prêmio Professor Samuel Benchimol. “Eu me sinto alegre por ser amazônida e está na Amazônia, produzindo conhecimento para minha região”, ressaltou.

O Prêmio Professor Samuel Benchimol

Visando estimular as pessoas que possuem conhecimento para direcionar suas ideias criativas para o esforço de encontrar caminhos para a sustentabilidade da Amazônia foi o que motivou o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), a instituir o Prêmio Professor Samuel Benchimol.

O Prêmio é uma homenagem a quem dedicou à carreira, tanto acadêmico quanto empresarial, a produzir conhecimento na região amazônica. O Prêmio é distribuído em três categorias - ambiental, social e econômica - nas quais são selecionados por categoria três projetos considerados inovadores.

registrado em:
Fim do conteúdo da página