Inpa realiza simpósio para apresentar e discutir pesquisas biológicas na região amazônica
O evento é realizado pelo Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio) – Amazônia Ocidental do Inpa e tem a intenção de promover o diálogo entre pesquisadores e o incentivo aos estudantes nas atividades de pesquisa. O evento será no Paiol da Cultura, localizado no Bosque da Ciência, no Inpa sede
Da redação da Ascom
Nos dias 27, 28 e 29 de novembro, o Programa de Pesquisas em Biodiversidade (PPBio) – Amazônia Ocidental (PPBio-Am.Oc) e Centro de Estudos Integrados da Biodiversidade Amazônica (CENBAM), ambos coordenado pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) William Ernest Magnusson, realizam o II Simpósio CENBAM e PPBio-Amazônia Ocidental com o objetivo promover o diálogo entre pesquisadores de diversas regiões da Amazônia e estimular a participação de alunos de graduação e pós-graduação nas atividades de pesquisa integrada nos dois programas, que promovem pesquisas biológicas na Amazônia.
Segundo a Comissão Organizadora serão abordados temas como biodiversidade, levantamentos biológicos, meio físico, flora, fauna, ecossistemas, genética, bioprospecção e coleções biológicas. Além de trabalhos realizados no âmbito dos projetos CENBAM/PPBio.
Durante o Simpósio os representantes e pesquisadores dos Núcleos Regionais do PPBio Amazônia Ocidentale do Núcleo Executor em Manaus (AM) irão mostrar os resultados de suas pesquisas, discutir sobre metas cumpridas e perspectivas futuras, bem como sobre dificuldades encontradas e futuras necessidades que serão expostas por cada núcleo regional. “Todos os núcleos apresentarão um panorama do que está sendo feito, os principais progressos nos últimos anos e os avanços na pesquisa e na infraestrutura alcançados até o momento. Dessa forma poderemos determinar o planejamento das atividades a serem realizadas nos próximos anos”, explica representantes da Comissão.
Programação
Os dois primeiros dias do evento serão abertos para o público em geral, sendo que no primeiro dia (27) ocorrerá a apresentação dos Núcleos Regionais e no segundo (28), a apresentação dos banners pela manhã. A partir da tarde do dia 28 e do terceiro dia (29), as atividades serão restritas aos participantes PPBio-CENBAM e convidados.
O público-alvo é definido por pesquisadores, estudantes e bolsistas integrantes do PPBio, INCT-CENBAM,projetos associado, alunos de graduação e pós-graduação em biologia, ciências florestais, ambientais e áreas afins.
Sobre os programas
O CENBAM faz parte do programa Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT). Tem o objetivo de criar e consolidar cadeias de produção baseadas em conhecimentos científicos sólidos que se originam em estudos de biodiversidade e terminam com informações, produtos ou processos que são de valor para os usuários específicos a curto, médio e longos prazos.
O objetivo do PPBio é articular a competência regional e nacional para que o conhecimento da biodiversidade brasileira seja ampliado e disseminado de forma planejada e coordenada. O PPBio atua em três componentes: inventários biológicos, coleções biológicas e estudos aplicados. Na Amazônia, o programa é organizado com uma rede de núcleos regionais, uma em cada estado da região amazônica, ligados a dois centros principais em Manaus e Belém.
Apoio
Além do Inpa, o evento tem o apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Fundação de Amparo à Pesquisas do Estado do Amazonas (Fapeam), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), PPBio e INCT-CENBAM.
Redes Sociais