Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana Nacional de C&T: alunos de ensino técnico participam de oficina de aquicultura
Início do conteúdo da página
Notícias

Semana Nacional de C&T: alunos de ensino técnico participam de oficina de aquicultura

  • Publicado: Segunda, 21 de Outubro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 09h33

 

O objetivo é aproximar a teoria da sala de aula aos laboratórios. As palestras e oficinas continuam até esta quarta-feira (23) com a participação de estudantes de escolas públicas

Da redação da Ascom

Qualidade da água, análise laboratorial e o tipo de ração específico para cada espécie de pescado. Esses foram alguns tópicos apresentados aos estudantes de ensino médio do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), campus zona leste, durante dois dias de oficinas no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

As oficinas fizeram parte da programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) promovida pelo Instituto nesta terça-feira (22). A atividade foi ministrada pelo grupo de aquicultura da Amazônia Ocidental composto por alunos e pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Aquicultura do Inpa e da  Universidade Nilton Lins (UniNiltonLins).

Para a pesquisadora do Inpa Elizabeth Gusmão, a atividade ajuda a ampliar os conhecimentos dos alunos, além de instigar neles o aprimoramento das técnicas modernas da aquicultura em benefício da população. “Nesse minicurso o aluno tem a oportunidade de conhecer o que pesquisador está fazendo na área de ciência e tecnologia para o desenvolvimento da aquicultura na região. Trazer esses alunos para os laboratórios é estimulá-los a olhar a aquicultura como algo moderno sempre buscando novos conhecimentos para assim repassar aos produtores”, destacou.

De acordo com o professor do Ifam e ex-aluno de mestrado do Inpa, Flavio Augusto Leão, a atividade complementa o aprendizado. “Meu contato com o Inpa propiciou, dentro das práticas, a gente sirva de elo para aproximar a pesquisas do ensino e extensão, isso é fundamental. Muitos desses alunos que estão aqui certamente terão interesse em continuar seus estudos na área”, disse.

O Inpa programou a visita de aproximadamente 48 escolas públicas das zonas urbana e rural de Manaus (AM), que corresponde a cerca de 3 mil estudantes para participarem da SNCT.

registrado em:
Fim do conteúdo da página