Semana Nacional de C&T: visitas laboratoriais incentivam alunos na carreira científica
Ate quarta-feira (23), a atividade 'Laboratório de Portas Abertas' do Inpa recebe escolas de Manaus (AM) e expõe seus trabalhos para o incentivo acadêmico e científico dos estudantes
Por Raiza Lucena
A oportunidade de visitar os laboratórios e conhecer sua dinâmica faz parte do programa Laboratório de Portas Abertas, realizado até quarta-feira (23), dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Nesta terça-feira (22), os laboratórios receberam estudantes da Escola Estadual Senador João Bosco.
A mestranda da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) Rita Cynara Salles, que desenvolve seu projeto no Inpa, estava responsável pela explicação do processo no laboratório de Produtos Naturais, coordenado pelo pesquisador do Inpa Sérgio Nunomura. “De uma forma geral, as visitas ajudam a incentivar os alunos a se informarem e se interessarem na área científica e no desenvolvimento de projetos acadêmicos. Eles acabam alinhando o conhecimento do seu dia-a-dia com as áreas que mais se identificam, já que as visitas ocorrem em laboratórios de outras áreas”, afirma Salles.
O laboratório de produtos naturais trabalha com o estudo químico das plantas medicinais, desde a coleta até o isolamento da substância a ser trabalhada. Esse estudo comprova a finalidade das plantas medicinais usadas pelas populações locais, ou pode servir para auxiliar na caracterização botânica da planta.
A professora de Física Renata Lima acredita que a visita incita a carreira científica. “Acho importante para a formação dos alunos e muitos ficam admirados com a estrutura bem preparada do laboratório, que é muito diferente ao da escola. Futuramente, eles podem vir a pensar em ser pesquisadores”, afirma.
O estudante da 2ª Série do Ensino Médio Matheus Nogueira, se sentiu motivado. “Estamos adquirindo conhecimento na área química e aprendendo a aplicar as fórmulas usadas em sala de aula, aqui. Química é uma área que eu gosto muito e isso nos ajuda a decidir o que seguir”, explana o estudante.
Laboratório de bioprospecção
Outro laboratório que fez parte da programação de visitas foi o Laboratório de Bioprospecção, de responsabilidade da pesquisadora Cecília Nunez. A doutoranda Vanessa Carvalho, uma das anfitriãs dos estudantes, explicou o funcionamento do laboratório e a relevância da visita para os alunos. “O laboratório trabalha com diferentes áreas desde micologia, passando pela fitoquímica, alguns testes biológicos e a parte de cultivo celular vegetal. Essa visita dá a eles a ideia prática do que eles aprendem em teoria e que muitas vezes as escolas não podem proporcionar, então visitar um instituto de pesquisa como o Inpa, é ter uma noção de qual carreira seguir no futuro”, ressalta.
Redes Sociais