Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Técnico do Inpa tem participação em livro vencedor do Prêmio Jabuti 2013
Início do conteúdo da página
Notícias

Técnico do Inpa tem participação em livro vencedor do Prêmio Jabuti 2013

  • Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 09h09

 

'Polinizadores no Brasil: contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais' conquistou nesta quinta-feira (17) o terceiro lugar do prêmio, na categoria Ciências Naturais

Por Raiza Lucena

O técnico das Coleções de Invertebrados do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Thiago Mahlmann, foi um dos contribuintes do livro 'Polinizadores no Brasil: contribuição e perspectivas para a biodiversidade, uso sustentável, conservação e serviços ambientais', vencedor no terceiro lugar do prêmio literário mais importante do país, na categoria Ciências Naturais. A segunda fase do Prêmio Jabuti, que anunciava os vencedores, foi divulgada nesta quinta-feira (17).

A participação de Mahlmann vem na coautoria do Capítulo 14: O Impedimento Taxonômico no Brasil e o Desenvolvimento de Ferramentas Auxiliares para Identificação de Espécies: “O impedimento taxonômico pode ser interpretado como o impedimento do conhecimento da biodiversidade ocasionado pela falta de conhecimento sobre a taxonomia. O capítulo é focado nas abelhas, que merecem destaque na questão da polinização, pois são consideradas polinizadoras por excelência, já que durante todo seu ciclo de vida elas tem contato direto com as plantas em busca de recursos florais” ressalta o coautor.

A obra

A publicação, organizada pelos pesquisadores Vera Imperatriz Fonseca (Universidade de São Paulo e Universidade Federal Rural do Semi-Árido), Dora Canhos (Centro de Referência em Informação Ambiental), Denise Alves e Antônio Saraiva, ambos da Universidade de São Paulo(USP), reúne 85 pesquisadores de 36 instituições científicas do país e tem o objetivo de divulgar a situação dos polinizadores do Brasil, seu impacto na agricultura, na biodiversidade e no agronegócio.

“Hoje sem a polinização o mundo não seria o mesmo. Direta e indiretamente nós somos beneficiados com isso, desde a geração de frutos até a produção do algodão. Os serviços de polinização são essenciais para a manutenção dos ecossistemas, sejam eles naturais ou agrícolas”, afirma Mahlmann.

O livro possui uma página na internet onde são encontradas informações como equipe, notícias e como adquirir a publicação. A obra foi lançada pela Editora da Universidade Paulista (Edusp) em 2012.

Sobre a definição do público-alvo, o técnico elucida: “O público desta obra é bem amplo, desde acadêmicos interessados em polinizadores, até gestores, políticos, formadores de opiniões. Inclusive recebi um e-mail de um dos coautores, relatando que viu uma professora sem ligação nenhuma com a área, lendo o livro na rodoviária e disse estar encantada com o tema e que o abordaria com seus alunos antes de se aposentar. Então, o livro é uma ferramenta bem interessante para que qualquer pessoa possa se aprofundar no assunto”.

Finalista do Inpa

O pesquisador do Inpa, José Albertino Rafael, ficou entre os 10 finalistas na primeira fase da 55ª edição do Prêmio Jabuti, também na categoria Ciências Naturais, com a coautoria da obra "Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia". O livro didático traz informações sobre vários tipos de insetos da fauna brasileira, produzido por diversos especialistas brasileiros.

A publicação foi lançada no Congresso Brasileiro de Zoologia, em março de 2012, em Salvador (BA) e conta com a participação de 71 autores e cinco editores, que trazem em seus 43 capítulos uma alternativa para quem utilizava autores estrangeiros para estudar a entomologia amazônica e brasileira. 

Prêmio Jabuti

Criado em 1958, o Jabuti é a mais tradicional premiação de produção de livros no Brasil. O Prêmio Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro, tornando-se assim um diferencial em relação aos outros prêmios de literatura.

registrado em:
Fim do conteúdo da página