Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana Nacional de C&T segue com programação em escolas públicas de Manaus (AM)
Início do conteúdo da página
Notícias

Semana Nacional de C&T segue com programação em escolas públicas de Manaus (AM)

  • Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 09h09

 

Estudantes da Escola Municipal Thomás Meirelles, localizada na zona centro sul da cidade, receberam representantes do Instituto que puderam passar ao público conhecimentos sobre a floresta amazônica e o papel da física no mundo

Por Juan Mattheus
Colaborador Ascom/Inpa

A programação do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 (SNCT) segue com a participação nas escolas. Na manhã desta sexta-feira (18), os alunos da Escola Municipal Thomás Meirelles, localizada no bairro de Petrópolis, puderam aprender sobre a floresta amazônica e o papel da física no mundo.

A palestra apresentada pela engenheira florestal Angélica Resende mostrou vários aspectos e singularidades das florestas. Com uma explicação interativa com as crianças, ela explicou sobre igapós, matas de várzea e a extensão da selva por toda a América. Já a palestra do também engenheiro florestal Danilo Almeida abordou a questão de como a física está presente na vida das pessoas.

“É interessante introduzir nas crianças o tema da física para eles começarem a ter uma noção de como tudo é formado. Trazer essa conversa do laboratório para a sociedade é fundamental para mostrar e explicar as transformações que o mundo está passando”, explicou Almeida.

Quatros turmas entre o 4º e 6º ano do ensino fundamental da escola eram só animação. Bem espontâneos, os pequenos alunos ficavam ávidos quando eram perguntados se conheciam algo sobre os temas tratados. A professora Maria Venâncio falou que a iniciativa de levar esse conhecimento para as crianças era fundamental.

“Nós passamos muitas aulas explicando a teoria e como tudo funciona. Com a presença deles aqui vêm tornar concretas nossas aulas e corroborar com todo um plano de ensino. E isso é ótimo para as crianças verem que a ciência é uma coisa divertida”, destacou a professora.

A semana

O tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia faz uma articulação de três áreas importantes: a ciência, a saúde e esporte. As atividades na esfera nacional ocorrerão entre 21 e 27 de outubro. Serão estimuladas e promovidas em todo o país atividades de divulgação, de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados com esse tema.

O tema de 2013 foi escolhido para aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais a serem realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

Programação esportiva

A Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada no Km-26 da estrada Manaus/Itacoatiara (Am-010) será palco no dia 20 de outubro, do “Desafio da Reserva Ducke” que terá 7 Km de percurso, aliando adrenalina, emoção e encantamento num ambiente de 100 km², com flora e fauna relativamente intocadas.

Também no dia 20, o Clube de Orientação da Agremiação dos Subtenentes e Sargentos da Amazônia (Corasa) e a Federação Amazonense de Orientação (FOA) em parceira com o Inpa realizam a 3ª Etapa do 5° Campeonato de Orientação do Amazonas, uma competição na floresta dentro do perímetro urbano de Manaus. A atividade começa a partir das 9h no Bosque da Ciência.

Já no dia 24, data do aniversário de Manaus (AM), o Inpa em parceria com o Pedala Manaus realiza a partir das 9h uma “Pedalada Científica”. O circuito acontecerá nas alamedas do Inpa, com passagem pelos tanques dos peixes-bois e também a Casa da Ciência, localizados no Bosque da Ciência do Instituto. A atividade é aberta para o público em geral e durante o trajeto, os participantes passarão por estações, onde receberão explicações sobre espécies de árvores, frutos e sucos regionais.

Vale ressaltar que além de trazerem suas próprias bicicletas, os interessados em participar devem entrar em contato por meio do telefone (92)3643-3135 ou enviar e-mail manifestando interesse para marciamunick@gmail.com, informando idade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página