Inpa abre Semana Nacional de C&T com destaque para o papel científico em conjunto com o esporte
Solenidade de abertura realizada no Bosque da Ciência contou com a presença de figuras públicas ligadas ao esporte e ciência, estudantes da rede pública de ensino, além de apresentações culturais
Por Juan Mattheus
Colaborador Ascom/Inpa
Celebrar o esporte, a saúde e a ciência. Com esse tema, é dada a largada na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2013 (SNCT) no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), que iniciou suas atividades na manhã dessa quinta-feira (17), nas dependências do Bosque da Ciência. A solenidade de abertura contou com a presença de figuras públicas ligadas ao esporte e ciência, estudantes da rede pública de ensino, além de apresentações culturais.
A coordenadora da SNCT no Inpa, Denise Machado Gutierrez, definiu a semana como uma festa. Segundo Gutierrez, as atividades desenvolvidas mesclando o esporte serão o ponto alto de toda a semana. “Teremos corridas, pedaladas e orientações para todos que tiverem disposição de querer conhecer a ciência e praticar atividades esportivas”, enfatizou a coordenadora.
Com toda sua vivência no esporte, o judoca Carlos Luciano Batista trouxe consigo atletas-mirins campeões, exemplos de como as atividades esportivas transformam os indivíduos. “O esporte em uma semana tão importante traz a tona os ensinamentos de princípios fundamentais para a vida, como valores e sentimentos”, disse emocionado.
Batista apresentou ainda um de seus atletas mais ativo: Moisés Pereira Martins, com seus 68 anos, mostrou uma energia revigorante. Participante de provas famosas na cidade de Manaus, o corredor ostentou suas medalhas com orgulho. “Em 2011, corri um percurso de 10 quilômetros. Foi o ponto máximo para mim, que, na minha idade vejo muitos jovens se perdendo por coisas pequenas. A mensagem que procuro passar é de que, procure ter uma vida saudável, para quando chegar na minha idade, possa olhar para trás e mirar um bonito caminho”, disse timidamente, porém firme, para o público presente.
Público esse que aumenta a cada ano. De acordo com o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, os números indicam a passagem de mais de 100 mil pessoas durante a semana. “Na primeira edição, recebemos um total de 30 mil pessoas. No ano de 2012, esse número subiu para 110 mil pessoas, uma grande evolução. Isso mostra como nossa ação é crucial para levar o conhecimento cientifico”, concluiu Bueno.
O Inpa promoverá, em parceria com outras Instituições, aproximadamente 147 atividades dentre palestras, oficinas além das atividades esportivas alusivas ao tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida nacionalmente pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
Estiveram presentes na cerimônia o diretor substituto do Inpa, Estevão Monteiro de Paula, o representante da Secretaria de Estado de Esporte Juventude e Lazer (Sejel), Ricardo Marrocos, o representante da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (Secti-AM), Moisés Israel Coelho, e do Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), José Ricardo.
Programação esportiva
A Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada no Km-26 da estrada Manaus/Itacoatiara (Am-010) será palco no dia 20 de outubro, do “Desafio da Reserva Ducke” que terá 7 Km de percurso, aliando adrenalina, emoção e encantamento num ambiente de 100 km², com flora e fauna relativamente intocadas.
Também no dia 20, o Clube de Orientação da Agremiação dos Subtenentes e Sargentos da Amazônia (Corasa) e a Federação Amazonense de Orientação (FOA) em parceira com o Inpa realizam a 3ª Etapa do 5° Campeonato de Orientação do Amazonas, uma competição na floresta dentro do perímetro urbano de Manaus.
A atividade começa a partir das 9h da manhã no Bosque da Ciência. As inscrições estão abertas até hoje (17) e os interessados devem encaminhar um e-mail para corasa.asa@gmail.com. O valor da inscrição é de R$25 (para atletas) e R$20 (para sócios da Asa).
Já no dia 24, data do aniversário de Manaus (AM), o Inpa em parceria com o Pedala Manaus realiza a partir das 9h uma “Pedalada Científica”. O circuito acontecerá nas alamedas do Inpa, com passagem pelos tanques dos peixes-bois e também a Casa da Ciência, localizados no Bosque da Ciência do Instituto. A atividade é aberta para o público em geral e durante o trajeto, os participantes passarão por estações, onde receberão explicações sobre espécies de árvores, frutos e sucos regionais.
Vale ressaltar que além de trazerem suas próprias bicicletas, os interessados em participar devem entrar em contato por meio do telefone (92)3643-3135 ou enviar e-mail manifestando interesse para marciamunick@gmail.com, informando idade.
Apoio
A SNCT no Inpa conta com o apoio do Comando Militar da Amazônia (CMA), 1º Batalhão de Infantaria de Selva (BIS), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Pedala Manaus, Secretaria de Estado de Saúde (Susam), Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans),Honda, Petrobrás, Caloi, Água Crim, Eridata Telecomunicações, Itacol, Magistral, Grupo Simões, Jungle Man esportes de aventura e InFrutas.
Redes Sociais