Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana Nacional de C&T: Inpa abre as portas para aproximar ciência e comunidade
Início do conteúdo da página
Notícias

Semana Nacional de C&T: Inpa abre as portas para aproximar ciência e comunidade

  • Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 09h01

 

Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Instituto abre as portas para as escolas e público acompanharem de perto as pesquisadas desenvolvidas. As atividades contam com exposições, oficinas, minicursos e visitas laboratoriais

Por Raiza Lucena

Tubos de ensaio, o contato com o microscópio, seres antes nunca vistos bem ali perto, tudo ao alcance da curiosidade de crianças e adolescentes da rede pública e privada. Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai de 17 a 24 de Outubro, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) abre as portas para receber a sociedade e trocar conhecimentos sobre pesquisas desenvolvidas pelo Inpa.

Além das visitas aos laboratórios e exposições, o Instituto oferecerá oficinas e minicursos para o público e receberá estudantes de escolas de Manaus (AM) e áreas rurais próximo da capital, em seus laboratórios no intuito, de incentivar e popularizar a ciência. Serão criados roteiros alternativos para atender toda a comunidade e utilizar o espaço do Instituto, inclusive o Campus III, localizado na Av. da Lua s/n, conj. Morada do Sol, zona centro sul da cidade.

Oficinas e minicursos

O Instituto oferecerá sete oficinas e minicursos na SNCT. Uma deles é a oficina de 'Criação de Abelhas sem ferrão' nos dias 22 e 23 (pela manhã) no Inpa ministradas por Gislene Almeida, Hélio Vilas-Boas e Diego Albuquerque. Na oficina serão abordados temas como a multiplicação de colmeias, a importância de pasto para as abelhas, investimento e boas práticas da colheita de mel. “Hoje a pessoa tem que comprar o mel não apenas pensando no alimento, mas no que as abelhas estão deixando na natureza, elas polinizam de 40% a 90% de toda a flora, por isso é importante o incentivo da meliponicultura. São benefícios para o homem e para o ambiente”, ressalta Vilas Boas.

As espécies sem ferrão estudadas pelo Grupo de Pesquisa das Abelhas do Inpa são a jandaíra (Melipona seminigra) e a jupará (Melipona interrupta), as mais criadas no estado do Amazonas. Vilas Boas enfatiza a escassez da produção de mel no mercado e afirma que a oficina tem o objetivo de incentivar à produção e a comercialização para uma fonte extra de renda, além de manter o equilíbrio da natureza. São 20 vagas para esta oficina, sendo 15 para criadores e 5 para não-criadores. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail hevilas@inpa.gov.br.

Já a pesquisadora Elizabeth Gusmão, oferece o minicurso 'Piscicultura Familiar' para os alunos do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Amazonas (Ifam). O minicurso irá fornecer as técnicas de cultivo de peixes, do qual o principal será o Tambaqui. Noções básicas sobre os sistemas de cultivo, sistema de produção, qualidade da água, nutrição, reprodução e sanidades dos peixes nativos da região, também serão temas abordados. “Durante a SNCT, ficamos todos à disposição para divulgar nossos trabalhos, e principalmente, contribuir com o Inpa para socialização da pesquisa junto à comunidade. É ainda pouco, já que é apenas uma semana, mas procuramos nos empenhar para que tenhamos uma excelente organização e para que possamos cumprir todas as metas propostas”, afirma a pesquisadora.

Outras oficinas e minicursos oferecidos pelo Inpa são o de sustentabilidade da água (público diverso); oficina de redação (para escolas); genética e conservação dos bagres migradores da Amazônia (para ensino fundamental e médio); oficina de artesanato com material de resíduo florestal (público diverso); e o cultivo de cogumelos (para alunos de graduação). Para informações sobre as oficinas, deve-se contatar o e-mail marciamunick@gamail.comou o telefone 3643-3135.

Laboratórios de portas abertas

Durante a SNCT, seis laboratórios do Inpa receberão alunos de escolas que poderão conhecer sua   dinâmica. “A visita é um incentivo à iniciação científica, além de ser uma grande oportunidade em conhecer um centro de pesquisa, desde sua infraestrutura até sua rotina. Os estudantes terão a oportunidade de conversar com pesquisadores, estudantes de mestrado e doutorado, além de técnicos e alunos de Pibic sobre os caminhos para se alcançar essa longa jornada que é a vida de pesquisador. Essa visita pode fazer uma grande diferença para eles”, elucida Gusmão, que abrirá as portas do seu laboratório de piscicultura para alunos de Rio Preto da Eva (AM).

Outros laboratórios que irão receber alunos são os de bioprospecção como as plantas são tratadas, quais seus princípios ativos são úteis para controle de doença; química analítica e ambiental; produtos naturais; química da madeira; eherbário e carpoteca - local onde se guardam frutos.

Exposições

Durante a Semana haverá exposições com diversos temas para auxiliar a difusão científica junto à comunidade. Trabalhos como aquários de peixes, macro-fungos, leishmaniose, geleias com frutos amazônicos, saúde bucal, malária e dengue, estarão expostos no Bosque da Ciência e no Lago Amazônico no campus I do Instituto.  O Inpa também conta com parceiros para expor seus estandes e divulgarem outras temáticas relacionadas à ciência. 

Visita

O Inpa programou a visita de aproximadamente 48 escolas públicas das zonas urbana e rural de Manaus, que corresponde a cerca de 3 mil estudantes, para participarem da SNCT. Todas as atividades são abertas para a sociedade e gratuitas de segunda-feira a sexta-feira.

A coordenação priorizou inicialmente as escolas que ainda não conhecem o Inpa e aquelas que em algum momento já foram envolvidas em ações da instituição, como o Circuito da Ciência, programa que visa aproximar a ciência e a educação ambiental de estudantes de escolas públicas. Para essas escolas, o Inpa se responsabilizará pelos custos de transporte.

Semana Nacional

A SNCT 2013 contabiliza até o momento 7.132 atividades cadastradas, 363 cidades brasileiras e 472 instituições ligadas à semana.  A edição nacional acontece entre os dias 21 e 27 de outubro, promovendo e estimulando atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos. No Amazonas estão previstas 275 atividades com 35 instituições envolvidas, dentre elas o Inpa, além de órgãos ligados a secretaria estadual de ciência e tecnologia.

“Ciência, saúde e esporte” foi o tema escolhido para aproveitar os grandes eventos mundiais que serão realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página