Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Semana Nacional de C&T 2013: Inpa e Pedala Manaus realizam “Pedalada Científica”
Início do conteúdo da página
Notícias

Semana Nacional de C&T 2013: Inpa e Pedala Manaus realizam “Pedalada Científica”

  • Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 08h52

 

Esporte e ciência aliados aos conhecimentos científicos farão parte da pedalada científica que acontecerá durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Inpa

Por Eduardo Gomes

O intuito da atividade é mobilizar a população em torno de temas como ciência, saúde e esportes, promovendo uma atividade saudável e aproximando o público do conhecimento científico.  No dia 24 de outubro, data do aniversário de Manaus (AM), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) em parceria com o Pedala Manaus realiza a partir das 9h uma “Pedalada Científica”.

A atividade é aberta para o público em geral. Vale ressaltar que além de trazerem suas próprias bicicletas, os interessados em participar devem entrar em contato por meio do telefone (92)3643-3135 ou enviar email manifestando interesse para marciamunick@gmail.com, informando idade.

A ação faz parte das atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que em 2013 aborda a temática “Ciência, saúde e esporte”. Um dos principais objetivos da SNCT 2013 é debater, estimular e fazer atividades em escolas, universidades, comunidades e locais públicos que estejam relacionadas com a ciência, a tecnologia, a saúde e o esporte. De acordo com coordenadora da SNCT no Inpa, Denise Machado Gutierrez, a proposta de unir ciência, esporte e informação é inovadora no âmbito das instituições.

Trajeto

O circuito acontecerá nas alamedas do Inpa, com passagem pelos tanques dos peixes-bois e também a Casa da Ciência, localizados no Bosque da Ciência do Instituto. Durante o trajeto, os participantes passarão por estações, onde receberão explicações sobre espécies de árvores, frutos e sucos regionais.

“Não faria o menor sentido se fosse uma simples pedalada. Pensamos em fazer um pedala diferente, um pedala científico, não será simplesmente um passeio ciclístico. Teremos paradas por algumas estações, onde se encontram aspectos importantes sobre a natureza, com a presença de um expositor que passará as informações e explicações, inclusive sobre as espécies frutíferas que o Inpa possui”, explicou.

Para Gutierrez, a pedalada científica é uma maneira inovadora de popularizar o conhecimento sobre a região. “É fundamental, o Pedala nunca esteve em um Instituto de pesquisa e isso foge um pouco daquele modelo mais clássico de difusão científica. O esporte naturalmente possui um valor em si, mas nós achamos que essa associação é muito interessante para agregar valores as atividades esportivas, isso potencializa os benefícios do esporte e também os que a própria ciência traz”, disse.

Para o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, a atividade aproxima a ciência da prática esportiva. “O tema desse ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é olhado dessa maneira e, no âmbito do Inpa, queremos mostrar para um publico especial (aqueles adeptos a mobilidade por bicicletas e aqueles que veem a floresta como uma aliada importante para esportes que demandam esforço físico, inteligência, paciência, bom senso) os segredos da floresta amazônica e a importância da conservação”, ressaltou.

Pedala Manaus

Aderido por muitos ciclistas, o Pedala Manaus é um movimento coletivo que visa defender o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e esporte na capital amazonense. A participação é aberta a qualquer pessoa ou entidade interessada que esteja de acordo com os princípios do movimento.

O Pedala um movimento apartidário e não visa qualquer lucro, coordenado voluntariamente por pessoas que acreditam no potencial da bicicleta como instrumento de transformação da qualidade de vida em Manaus e outras cidades da Amazônia.

Semana Nacional

A SNCT 2013 contabiliza até o momento 6574 atividades, 345 cidades brasileiras e 420 instituições ligadas em todo o Brasil. A edição nacional acontece entre os dias 21 e 27 de outubro, promovendo e estimulando atividades de divulgação, difusão e apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos.

“Ciência, saúde e esporte” foi o tema escolhido para aproveitar os grandes eventos mundiais que serão realizados no Brasil, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, que servirão para motivar a população, em especial as crianças e os jovens, a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

registrado em:
Fim do conteúdo da página