Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa promove atividade esportiva e conhecimento científico na SNCT
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa promove atividade esportiva e conhecimento científico na SNCT

  • Publicado: Quarta, 09 de Outubro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Segunda, 27 de Abril de 2015, 08h52

 

Esporte e ciência aliados aos conhecimentos científicos farão parte das atividades desenvolvidas pelo Instituto durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) em 2013

Por Eduardo Gomes

Pedalada científica, desafios de caminhada em trilhas e prova de orientação de selva serão algumas das atividades realizadas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) durante a 10ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Com o tema “Ciência, Saúde e Esporte”, a ideia é estimular e promover atividades de divulgação e difusão de conhecimento científicos e tecnológicos, unindo-os as atividades físicas e esportivas.

De acordo com a pesquisadora e coordenadora da SNCT no Inpa, Denise Machado Gutierrez, a junção das atividades esportivas e o conhecimento cientifico pode ser considerada como um forma de popularização inovadora.  “Essas atividades são de fundamental importância, isso foge um pouco daquele modelo mais clássico de difusão científica. O esporte naturalmente possui um valor em si, mas nós achamos que essa associação é muito interessante para agregar valores as atividades esportivas, isso potencializa os benefícios do esporte e também os que a própria ciência traz”.

Este ano, o tema foi escolhido no intuito de aproveitar os grandes eventos esportivos mundiais que estão próximos de serem realizados no Brasil, como a copa do mundo e os jogos olímpicos. A proposta quer motivar a população a conhecerem os aspectos científicos, educacionais e de saúde envolvidos nas atividades esportivas.

Desafio na reserva

A Reserva Florestal Adolpho Ducke, localizada no Km26 da estrada Manaus/Itacoatiara (Am-010) será palco no dia 20 de outubro, do “Desafio da Reserva Ducke” que terá sete quilômetros de percurso, aliando adrenalina, emoção e encantamento num ambiente de 100 km², com flora e fauna relativamente intocadas.

Os interessados em participar devem efetivar sua inscrição até o dia 16, no valor de 25 reais, na portaria do Bosque da Ciência, Vila Olímpica (período da tarde) e também nas lojas Shop Bike, A Ciclista Pro e Camuflagem. Mais informações podem ser obtidas por meio dos telefones 8177-0372, 36433135 ou pelo e-mail Kleist.mendonça@gmail.com.

Orientação na selva

Também no dia 20, o Clube de Orientação da Agremiação dos Subtenentes e Sargentos da Amazônia (Corasa) e a Federação Amazonense de Orientação (FOA) em parceira com o Inpa realizam a 3ª Etapa do 5° Campeonato de Orientação do Amazonas, uma competição na floresta dentro do perímetro urbano de Manaus. A atividade começa a partir das 9h da manhã no Bosque da Ciência do Instituto, bairro Petrópolis, zona centro sul de Manaus.

As inscrições estão abertas  e os interessados devem encaminhar um e-mail paracorasa.asa@gmail.com. O valor da inscrição é de R$25 (para atletas) e R$20 (para sócios da Asa).“O ambiente para a realização do circuito já foi visitado pela comissão organizadora, para ser feito um levantamento e mapeamento do local da prova”, disse Carlos Bueno, pesquisador e coordenador de Extensão do Inpa. 

Para a competição estão disponíveis 44 categorias dividas entre homens, mulheres e participantes acompanhados.  Os três primeiros colocados de cada categoria serão premiados com medalhas. 

Pedalada Científica

No dia 24, data do aniversário de Manaus (AM), o Inpa em parceria com o Pedala Manaus realiza a partir das 9h uma “Pedalada Científica”. O circuito acontecerá nas alamedas do Inpa, com passagem pelos tanques dos peixes-bois e também a Casa da Ciência, localizados no Bosque da Ciência do Instituto.

A atividade é aberta para o público em geral e durante o trajeto, os participantes passarão por estações, onde receberão explicações sobre espécies de árvores, frutos e sucos regionais. Vale ressaltar que além de trazerem suas próprias bicicletas, os interessados em participar devem entrar em contato por meio do telefone (92)3643-3135 ou enviar e-mail manifestando interesse para marciamunick@gmail.com, informando idade.

registrado em:
Fim do conteúdo da página