Inpa promove treinamento de uso correto de extintores de incêndios para servidores
Divido em parte teórica e prática, o treinamento reuniu os servidores do Campus I e II do Inpa
Texto e foto por Caroline Rocha/ Ascom Inpa
Com a finalidade de capacitar os servidores para utilizarem adequadamente os extintores de incêndios e as técnicas corretas de como proceder em casos de princípios de incêndios, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA/MCTI) juntamente com a Coordenação de Gestão de Pessoas do Inpa (COGP), realizou nesta quarta-feira, (22), o treinamento de uso e manuseio de extintores de incêndio para os funcionários do Inpa.
No decorrer do treinamento, a técnica em segurança do trabalho do Instituto, Pollyanne de Lima Simas, orientou quanto à importância de saber usar os extintores de incêndio e os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e identificar os riscos existentes no ambiente de trabalho.
“O treinamento com extintores é uma medida de prevenção, pois o Inpa tem o que consideramos de risco médio de inflamabilidade, por isso a importância de o servidor conhecer a forma correta de manusear os extintores e suas respectivas formas de contenção do fogo” declarou Simas, que informou também, que o Instituto possui as classes A, B e C de extintores.
Durante a palestra, também foram passadas informações de como utilizar os extintores de incêndio em carros. Como destaca a técnica de segurança “os servidores também podem aplicar o conhecimento em sua vida pessoal”.
Treinamento prático
O treinamento prático ocorreu na Praça da Bandeira do Inpa, onde os servidores tiveram a oportunidade de colocar em prática as técnicas que aprenderam durante a palestra. Simas explicou os procedimentos para o uso correto dos extintores, com o cuidado de observar as classes de incêndio e seus métodos para conter o fogo.
Para simular um princípio de um incêndio, foram preparados tambores contendo pedaços de madeiras e combustível, reutilizando os extintores antigo do Inpa, dos tipos gás carbônico, água pressurizada e pó químico. Os servidores também receberam orientações quanto à utilização e conservação adequada dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s), como máscaras e protetores auditivos.
Redes Sociais