Inpa realiza 7ª edição do ano do projeto Circuito da Ciência neste sábado (28)
Crianças e adultos terão à disposição exposições, oficinas e jogos educativos com caráter sociocientífico e cultural
Por Cimone Barros
Uma opção divertida e educativa para a garotada neste fim de semana é o Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O espaço oferece de forma gratuita aos visitantes, na manhã deste sábado (28), a 7ª edição do ano do Circuito da Ciência, projeto que utiliza oficinas, exposições científicas e jogos educativos para socializar com a comunidade a informação científica produzida no Instituto.
O projeto existe há 14 anos e nesse período mais de 180 escolas da rede pública de ensino, englobando aproximadamente 50 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, conheceram o espaço físico e as produções científicas do Inpa, desenvolvidas com o caráter sociocientífico e cultural. Cerca de 300 estudantes de quatro escolas públicas de Manaus já estão agendados para participar.
Nesta edição participam os alunos das escolas municipais Ana Maria de Souza Barros (Mauzinho) e Aristóteles Comte de Alencar (Armando Mendes), além de duas escolas estaduais: professor Reinaldo Thompson (Coroado I) e Mestre Otílio (Colônia Oliveira Machado).
De acordo com o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, as portas do Bosque da Ciência ficarão abertas das 8h às 17h. “Independente de ser mais um evento de portas abertas, a instituição está aberta para toda a população, sendo uma ótima opção para a família de turismo científico, entretenimento e lazer”, disse Lobato.
Atividades
Na programação constam oficinas educativas e exposições de malária e dengue, leishmaniose, invertebrados terrestres vivos, abelhas das orquídeas, insetos aquáticos, jogos educativos do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), Herbário e Carpoteca (local onde se guardam frutos) – A Floresta em uma Biblioteca.
Parceiros do Inpa no projeto também desenvolverão outras atividades demonstrativas, como recursos hídricos, saúde bucal – parceria Universidade Federal do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Amazonas (Ufam) -, Clube de Ciências (Ufam), Sala de Ciências (Sesc), gestão de resíduos (Moto Honda), com Posição Certa (UniniltonLins), Com Postura e workshop sobre turismo no Amazonas (Fametro), Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais (Semmas), Coleta Seletiva (Semulsp), Manaus Ambiental.
Além dos projetos Despertando a Consciência (Uninorte), Pirogravuras em Papel Reciclado, Grupo de Escoteiro Amazonas, “As Funções dos Parques Urbanos da Cidade de Manaus” (E.M. Carolina Perolina Raimunda Almeida - São José Operário, PCE).
O Bosque da Ciência do Inpa está localizado na rua Otávio Cabral, Petrópolis, via ao lado da Avenida André Araújo, Aleixo, zona centro sul de Manaus (AM).
Redes Sociais