Diretor do Inpa receberá premiação da Ordem Nacional do Mérito Científi
Adalberto Val, pesquisador de carreira e diretor do Inpa, será homenageado em Brasília, no mês de outubro pelas suas contribuições prestadas à ciência e a tecnologia
Por Daniel Jordano
O pesquisador de carreira e diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Adalberto Val, que já havia sido admitido como comendador, receberá no dia 21 de outubro, em Brasília, a promoção para a classe Grã-Cruz na Ordem Nacional do Mérito Científico, cerimônia organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A homenagem foi instituída em 1993 e premia personalidades nacionais e estrangeiras que se distinguiram por relevantes contribuições à ciência e à tecnologia.
De acordo com odecreto nº 4.115/2002, que dispõe sobre a Ordem, ela possui duas classes: Grã-Cruz e Comendador. Para a classe Grã-Cruz são fixados o quantitativo de 200 vagas e de 500 para a de Comendador. Ainda conforme o decreto, para ingresso na Ordem é primordial o candidato ter prestado relevantes serviços à ciência e tecnologia, distinguindo-se dentre seus pares por suas qualidades intelectuais, acadêmicas e morais. Já quanto à promoção de uma classe para outra, ela só pode acontecer quando o candidato tiver cumprido o período de mais de dois anos na classe e tiver prestado novas contribuições à área da ciência e tecnologia.
Carreira científica
Adalberto Val é pesquisador do Inpa onde estuda, desde 1981, a respiração e as adaptações dos peixes da Amazônia às modificações do meio ambiente, tanto aquelas de origem natural como aquelas causadas pelo homem. Val realizou pós-doutorado na Universidade da Columbia Britânica, no Canadá, e tem mantido intensa cooperação técnico-científica.
Ele é autor de mais de 100 trabalhos em periódicos nacionais e estrangeiros; mais de 20 capítulos de livros e livros, entre os quais se destacam as publicações “Peixes daAmazônia eseu ambiente (Fishes of the Amazon and their Environment)” pela editora Springer Verlag (1995) e “A fisiologiade peixes tropicais (The Physiology of Tropical Fishes)” publicado pela Academic Press (2006).
Val é associado a várias sociedades científicas nacionais e estrangeiras, no âmbito das quais organizou 13 eventos, sendo nove internacionais. Ele orientou mais de 60 alunos de Iniciação Científica e mais de 50 profissionais em nível de mestrado, doutorado e pós-doutorado.
Em 2002, recebeu a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico e, em 2004, recebeu o Prêmio Excelência da mesma Sociedade Americana de Pesca em decorrência de sua contribuição científica na área de fisiologia e bioquímica de peixes. É bolsista de produtividade 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Em 2005 foi eleito membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC).
Em maio de 2006, assumiu a direção do Inpa. Em 2007, foi eleito Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e vice-presidente da ABC para a Região Norte. Em 2008 recebeu a Grande Ordem do Mérito Legislativo do Estado do Amazonas.
Redes Sociais