Bosque da Ciência do Inpa abre as portas no dia mundial do turismo
No dia mundial do turismo (27), o visitante terá entrada gratuita para conhecer o bosque. A atividade é uma iniciativa para promover a aproximação entre população e pontos turísticos na semana mundial do turismo
Por Eduardo Gomes
O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) estará de “portas abertas” aos visitantes, na próxima sexta-feira (27), com entrada gratuita, das 9h às 16h para comemoração da “Semana do Turismo”, promovida pela Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur).
O objetivo é proporcionar lazer, entretenimento e oferecer informações consistentes aos participantes da ação, sensibilizando e esclarecendo à respeito das vantagens da atividade turística e sua missão na geração de empregos e renda, além de possibilitar que o público manauense possa conhecer e visitar lugares distanciados de sua realidade ou desconhecidos.
Segundo o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, qualquer visitante que tiver interesse poderá desfrutar da visita de cortesia, inclusa na programação. “O Bosque da Ciência vai oferecer gratuitamente a qualquer pessoa que esteja em nossa cidade, que queira visitar o espaço”, disse.
Até sexta-feira (27), várias atividades culturais e turísticas serão desenvolvidas, objetivando promover o turismo não somente ao visitante, como também a população residente em todas as zonas urbanas de Manaus (AM).
Além da participação do Inpa, por meio do Bosque da Ciência, a programação da semana do turismo inclui ainda visitações a alguns dos principais atrativos turísticos de Manaus, a realização de city-tours para os alunos das escolas municipais e estaduais da cidade, passeio ciclístico “pedala turismo”, o “Sarau da Cidade” (Realizado no Paço da Liberdade), recepções no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, além de ações motivacionais por meio de emissoras de rádio, com premiações e distribuição de brindes.
“Sabemos que é uma questão cultural, mas estamos conseguindo reverter este quadro em que a população precisa se aproximar mais dos atrativos naturais, os museus, teatro e uma série de outros pontos turísticos”, ressaltou o coordenador do Bosque.
Bosque da ciência
Popularizar o conhecimento científico e aproximar o Instituto da sociedade são algumas das metas do Bosque. Além da visitação pública, o espaço também é utilizado como palco para a realização de projetos socioambientais como o “Circuito da Ciência”.
Estruturado na intenção de promover atividades de difusão científica e educação ambiental do Inpa, o Bosque da Ciência possui uma área de quase 13 hectares e fica no bairro Petrópolis, zona centro-sul de Manaus (Am).
Ao frequentar o Bosque o visitante conhece espaços como trilhas educativas, tanques de peixe-boi, viveiro de ariranhas, Casa da Ciência, ilha da Tanimbuca, casa da madeira, recanto dos inajás e o condomínio das abelhas. Além da trilha suspensa, do lago amazônico, do viveiro dos jacarés, como também o contato com a fauna livre que o passeio ao Bosque da Ciência possibilita.
Investimentos
O Instituto recebeu do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a primeira parcela para dar início às primeiras recuperações de melhorias para atender ao público que se espera receber no próximo ano. “O valor recebido nesta primeira parcela foi de R$ 450 mil para iniciar a revitalização do Lago Amazônico, a trilha de acessibilidade que liga as instalações próximas a Ilha da Tanimbuca e o lago e também recursos para a recuperação da sinalização do Bosque, que serão executadas todas este ano”, afirmou Lobato.
Redes Sociais