Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Bosque da Ciência do Inpa abre as portas no dia mundial do turismo
Início do conteúdo da página
Notícias

Bosque da Ciência do Inpa abre as portas no dia mundial do turismo

  • Publicado: Terça, 24 de Setembro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015, 10h53

 

No dia mundial do turismo (27), o visitante terá entrada gratuita para conhecer o bosque. A atividade é uma iniciativa para promover a aproximação entre população e pontos turísticos na semana mundial do turismo

Por Eduardo Gomes

O Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) estará de “portas abertas” aos visitantes, na próxima sexta-feira (27), com entrada gratuita, das 9h às 16h para comemoração da “Semana do Turismo”, promovida pela Prefeitura Municipal de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (ManausCult), em parceria com a Empresa Estadual de Turismo (AmazonasTur).

O objetivo é proporcionar lazer, entretenimento e oferecer informações consistentes aos participantes da ação, sensibilizando e esclarecendo à respeito das vantagens da atividade turística e sua missão na geração de empregos e renda, além de possibilitar que o público manauense possa conhecer e visitar lugares distanciados de sua realidade ou desconhecidos.

Segundo o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, qualquer visitante que tiver interesse poderá desfrutar da visita de cortesia, inclusa na programação. “O Bosque da Ciência vai oferecer gratuitamente a qualquer pessoa que esteja em nossa cidade, que queira visitar o espaço”, disse.

Até sexta-feira (27), várias atividades culturais e turísticas serão desenvolvidas, objetivando promover o turismo não somente ao visitante, como também a população residente em todas as zonas urbanas de Manaus (AM).

Além da participação do Inpa, por meio do Bosque da Ciência, a programação da semana do turismo inclui ainda visitações a alguns dos principais atrativos turísticos de Manaus, a realização de city-tours para os alunos das escolas municipais e estaduais da cidade, passeio ciclístico “pedala turismo”, o “Sarau da Cidade” (Realizado no Paço da Liberdade), recepções no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, além de ações motivacionais por meio de emissoras de rádio, com premiações e distribuição de brindes.

“Sabemos que é uma questão cultural, mas estamos conseguindo reverter este quadro em que a população precisa se aproximar mais dos atrativos naturais, os museus, teatro e uma série de outros pontos turísticos”, ressaltou o coordenador do Bosque.

Bosque da ciência

Popularizar o conhecimento científico e aproximar o Instituto da sociedade são algumas das metas do Bosque. Além da visitação pública, o espaço também é utilizado como palco para a realização de projetos socioambientais como o “Circuito da Ciência”.

Estruturado na intenção de promover atividades de difusão científica e educação ambiental do Inpa, o Bosque da Ciência possui uma área de quase 13 hectares e fica no bairro Petrópolis, zona centro-sul de Manaus (Am).

Ao frequentar o Bosque o visitante conhece espaços como trilhas educativas, tanques de peixe-boi, viveiro de ariranhas, Casa da Ciência, ilha da Tanimbuca, casa da madeira, recanto dos inajás e o condomínio das abelhas. Além da trilha suspensa, do lago amazônico, do viveiro dos jacarés, como também o contato com a fauna livre que o passeio ao Bosque da Ciência possibilita. 

Investimentos

O Instituto recebeu do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) a primeira parcela para dar início às primeiras recuperações de melhorias para atender ao público que se espera receber no próximo ano. “O valor recebido nesta primeira parcela foi de R$ 450 mil para iniciar a revitalização do Lago Amazônico, a trilha de acessibilidade que liga as instalações próximas a Ilha da Tanimbuca e o lago e também recursos para a recuperação da sinalização do Bosque, que serão executadas todas este ano”, afirmou Lobato.

registrado em:
Fim do conteúdo da página