Pesquisadores do Inpa participam de evento internacional sobre botânica aplicada
O evento acontecerá nesta quarta-feira (25) até o próximo sábado (28) na Faculdade de Ciências Agrárias, no Mini-campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
Da redação da Ascom
O IISimpósio Internacional de Botânica Aplicada(II SINBOT) e o IISimpósio Nacional de Frutíferas e Ornamentais do Norte e Nordeste(II SINFAN), contará com a participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) com o intuito de expandir conhecimento em relação à Amazônia, e ainda firmar pareceria com outras instituições.
“Pretendemos estreitar ainda mais as parcerias com a Ufam e com outras unidades da Embrapa, e também validar novas parcerias com instituições e universidades de todo o mundo, pois teremos a presença de pesquisadores de outros Estados e de outros países também, fazendo com que o compartilhamento das descobertas e metodologia seja internacional”, comentou Ires Paula Miranda, pesquisadora do Inpa e participante da comissão de organização dos eventos. Confira a programação aqui.
Simpósios
O SINBOT tem o intuito de proporcionar a integração entre grupos de pesquisa e estudantes de instituições, tanto do Brasil como internacionais. O simpósio é aberto para qualquer pessoa interessada, tanto de meio acadêmico, como empresas na área de Botânica.
“Essa forma de interação é extremamente importante para a região, e podemos considerar que temos pesquisas mais robustas em relação ao conhecimento anterior, na área de entomologia agrícola, de governança, de palmeiras - que são importantes para o paisagismo - e pesquisas no ponto de vista agrícola, criando uma forma de interação e divulgação na Amazônia”, avalia a Miranda, sobre o simpósio.
Já o SINFAN tem o objetivo de incrementar o conhecimento das frutíferas nativas brasileiras e formas de manejo e exploração sustentável dessas espécies. Além de divulgar os resultados preliminares de painéis dos dados do projeto e de outras pessoas que trabalham com frutíferas nativas no Brasil na busca da integração dos grupos de pesquisas e estabelecimento de novas metas e perspectivas para a exploração sustentável de frutíferas nativas do Brasil.
O Instituto convidou os estudantes de Iniciação Científica para divulgar seus trabalhos por meio de painéis, além de ter disponibilizar ao público um estande para divulgação das publicações da Editora Inpa e uma visita ao Bosque da Ciência, liderada pelo coordenador de extensão, Carlos Bueno.
Apoio
A sua comissão organizadora é composta por professores e pesquisadores da Ufam e instituições parceiras: Inpa, Embrapa - Amazônia Ocidental e Roraima -, Universidade Federal de Roraima (UFRR), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS).
Além das instituições envolvidas na organização que atuaram como financiadoras, destacam-se outros financiadores do evento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).
Redes Sociais