Inpa homenageia personalidades em reconhecimento às contribuições científicas na Amazônia
A menção honrosa Rio Negro será nesta sexta-feira (27), às 19h, no Auditório da Ciência do instituto, que fica na Avenida André Araújo, Aleixo
Por Cimone Barros
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI) vai agraciar nesta sexta-feira (27) três personalidades do campo científico – Herbert Otto Roger Schubart, Jorge Almeida Guimarães e Wanderli Pedro Tadei – em reconhecimento ao trabalho e contribuições para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação prestados ao instituto e à região amazônica.
A menção honrosa Rio Negro acontecerá às 19h, no Auditório da Ciência do Inpa, localizado na Avenida André Araújo, Aleixo. Criada em 2008, a medalha é a mais alta homenagem conferida pelo instituto a profissionais de reconhecida competência científica.
A escolha das pessoas condecoradas com a Menção Honrosa Rio negro é feita por indicação do conselho diretor do Inpa, composto por coordenadores gerais, assessoria jurídica e de comunicação.
Agraciados
O biólogo carioca Herbert Otto Roger Schbart começou sua relação com o Inpa ainda como estagiário, em 1966, galgou diversos postos chegando a diretor-geral do instituto entre 1985 e 1990, quando promoveu de forma equilibrada os projetos dos diversos departamentos dando ênfase à progressão acadêmica do corpo de pesquisadores. Em 2008, ele se aposentou como assessor do Programa de Pesquisa em Biodiversidade (PPBio), no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Atualmente é diretor- presidente da Fundação Pró-Natureza (Funatura) e dedica-se com entusiasmo à observação de aves.
Doutor em Bioquímica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP), Jorge Almeida Guimarães é presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele foi professor em diversas universidades brasileiras, percorrendo todos os níveis da carreira docente e, em vários períodos, atuou como pesquisador visitante do Henry Ford Hospital, da Cornell University Medical Center e da University of Arizona, nos EUA. Exerceu cargos diferentes de gestão em C&T e atualmente é membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da “American Chemical Society”.
Pesquisador titular do Inpa, Wanderli Pedro Tadei é graduado em história natural, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de São José do Rio Preto, tendo realizado o mestrado e doutorado em Ciências Biológicas, na área de concentração em genética, pela Universidade de São Paulo (USP). Durante 34 anos de atuação no Inpa exerceu vários cargos, entre eles o de diretor substituto, coordenador de pesquisas, chefe da divisão de vetores de doenças, coordenador geral dos cursos de pós-graduação, coordenador do programa pós-graduação em Entomologia (PPG-ENT) e membro da comissão de Avaliação de Desempenho dos Cursos de Pós-Graduação do Brasil-CAPES.
Redes Sociais