Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Alternativas de combate à doenças e geração de renda por meio de pesquisa são apresentadas em São Gabriel (AM)
Início do conteúdo da página
Notícias

Alternativas de combate à doenças e geração de renda por meio de pesquisa são apresentadas em São Gabriel (AM)

  • Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015, 10h30

 

Resultados de atividades desenvolvidas pelo Projeto Fronteira foram apresentados em workshop que integrou pesquisadores, instituições, lideranças indígenas, estudantes e comunitários

Por Eduardo Gomes

(São Gabriel da Cachoeira – AM)

Diversidade de peixes elétricos na bacia do Rio Negro, os himenóptera na concepção dos Baniwa da cidade de São Gabriel da cachoeira, criação de matrinxã em canais de igarapés no Alto Rio Negro, levantamento entomológico na região de São Gabriel da Cachoeira, malária em São Gabriel: fatores entomológicos, dinâmica de transmissão e controle, e mansonelose na Bacia do Rio Negro foram os subtemas das apresentações durante a tarde desta quinta-feira (19) no III Workshop do Projeto Fronteira realizado no município de São Gabriel da Cachoeira, interior do Amazonas.

“Recursos biológicos, sustentabilidade e políticas públicas de saúde”foi o tema da segunda mesa redonda mediada pela pesquisadora do Inpa, Gislene de Almeida. Durante as apresentações, os pesquisadores trouxeram resultados dos trabalhos desenvolvidos durante o “Projeto Fronteira”. O público presente teve a oportunidade de conhecer os resultados e suas aplicabilidades, além de fazer questionamentos e interagir com os pesquisadores do Instituto presente.

No intuito de socializar e tornar o conhecimento mais acessível, a pesquisadora Elizabeth Gusmão iniciou sua apresentação explicando ao público presente que aquicultura é o processo de produção em cativeiro de organismo com habitat predominante aquático em qualquer estágio de desenvolvimento (ovos, larvas, pós-larvas, juvenis ou adultos). A pesquisadora também enfatizou a importância do acompanhamento técnico e cursos de extensão sobre piscicultura, essenciais para o aprendizado, por meio dos cursos de extensão realizados durante as atividades do projeto.

Gusmão alertou que a criação em canais de igarapés pode ser considerada como uma opção promissora para a região de São Gabriel da Cachoeira. “Para uma piscicultura de subsistência, onde os recursos são mínimos, o sistema de canais de igarapés pode ser a melhor alternativa em regiões distantes dos grandes centros como o alto Rio Negro”, ressaltou.

Em uma das apresentações, a doutoranda do Programa de Pós-graduação em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva (GCBEV), Renata Schmitt enfatizou que “conhecer a diversidade de espécies é extremamente importante para a conservação da diversidade de peixes elétricos na bacia do Rio Negro”. Segundo ela, existem 184 espécies de peixes elétricos, distribuídos em sete famílias, podendo ser diferenciados entre eletroreceptivos e eletrogênicos.

Malária

Para Wanderli Tadei, um dos principais objetivos desenvolvidos dentro do projeto foi de reduzir os problemas de malária em São Gabriel da Cachoeira, por ser uma região propícia para a reprodução do Anophelis Darling. “Quando chegamos com o Projeto Fronteiras nos deparamos com esses criadouros. Treinamos os agentes, acompanhamos em campo, iniciamos as aplicações de biolarvicídas e os números malária começaram a cair”, explicou.

Inspiração

De acordo com a secretária de meio ambiente e turismo do município, Rosibel Silva, o Projeto Fronteira serve de inspiração para que outros projetos possam estabelecer uma relação com o município. “Precisamos buscar mais incentivos para que mais projetos possam atuar em nosso município assim como o Projeto Fronteira é de grande relevância que possamos atender os povos indígenas da região. Não temos capacidade técnica, mas estamos buscando. Ter essa troca de experiência com esses pesquisadores que dão esse retorno para nossa região é de grande importância”, explicou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página