Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Projeto fronteira destaca conhecimento científico para desenvolvimento da região do Alto Rio Negro
Início do conteúdo da página
Notícias

Projeto fronteira destaca conhecimento científico para desenvolvimento da região do Alto Rio Negro

  • Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015, 10h03

 

“O desenvolvimento sustentável da região depende do avanço do conhecimento cientifico”, disse o pesquisador do Inpa  Wanderli Tadei 

Por Fernanda Farias

São Gabriel da Cachoeira (AM) 

Durante a tarde desta quarta-feira (18), dando continuidade ao “lll Workshop do Projeto Fronteira”,  o coordenador do Projeto Fronteira e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI),  Wanderli Tadei, ministrou uma palestra sobre a Ação Científica Nacional da Amazônia Brasileira que o projeto realizou durante o ano de 2007 a 2012.

De acordo com Tadei, o projeto ao longo dos cinco anos priorizou estudar a biodiversidade de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro, ambos no interior do Amazonas, além de  promover a capacitação das comunidades com cursos e treinamento de todas as áreas envolvidas do projeto.

“As atividades realizadas pelos pesquisadores levaram em conta as peculiaridades da região que é uma região sensível em relação as suas fronteiras por questões de guerrilha e tráfico, além que tem uma das maiores diversidade étnicas do Estado e se localizar próxima as nascentes de rios que ainda são intocadas”, explicou o coordenador.

Para o representante do Comando Militar da Amazônia (CMA), Eduardo Torres, o instituto vem agregando valor na geração de renda da região. “Toda pesquisa é importante para que haja desenvolvimento numa região e o Inpa vem contribuindo grandemente com a região do Alto Rio Negro, pois com a pesquisa é possível verificar as maiores deficiências da região e assim procurar soluções mais eficazes para promover o desenvolvimento sustentável”, comentou.

Lançamentos e publicações

Durante os cinco anos atuando na região do Alto Rio Negro, os pesquisadores envolvidos no projeto conseguiram reunir conhecimentos sobre a biodiversidade da região, publicados em 19 obras. Nesta quarta-feira (18) ocorreu o lançamento em São Gabriel das publicações, dentre elas o livro “Desvendando as fronteiras do conhecimento na região amazônica do Alto Rio Negro” que faz parte do projeto.

Nesta quinta-feira (19) as atividades continuam durante todo o dia na sede da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), debate e a mesa-redonda “O meio ambiente físico e a agrobiodiversidade”, mediada pela coordenadora executiva do Projeto Fronteira, Elizabeth Gusmão.

registrado em:
Fim do conteúdo da página