Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Técnicos aprovados no último concurso do Inpa recebem termo de posse
Início do conteúdo da página
Notícias

Técnicos aprovados no último concurso do Inpa recebem termo de posse

  • Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015, 09h35

 

A assinatura do termo foi realizada pelo diretor do Inpa, Adalberto Val, que na oportunidade fez um breve resumo da estrutura funcional do Instituto, modificada recentemente

Por Josiane Santos

Na manhã desta quarta-feira (11), 69 técnicos recém-empossados do último concurso do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), realizado em 2012, receberam o termo de posse, no auditório da Biblioteca da sede do Instituto, localizado no Campus I, Aleixo (Manaus/AM).

Das 78 vagas para técnicos autorizadas no concurso de Edital nº1, de 6 de junho de 2012 e das 77 vagas homologadas pela Portaria nº 643 de 4 de julho de 2013, oito não foram preenchidas, sendo providenciado o pedido de sete nomeações para os próximos colocados e somente uma não poderá ser preenchida por não haver candidato classificado. O processo da contratação dos pesquisadores e tecnologistas já foi encaminhado para o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para homologação e nomeação. Vagas para pesquisadores e tecnologistas já foram encaminhados para o MCTI.

Os técnicos estão distribuídos nas áreas de educação ambiental; apoio à pesquisa; design gráfico e web design; comunicação social; análise de material biológico; coleções - aves e mamíferos; material radioativo; segurança do trabalho; estações experimentais; criação de animais em laboratório (biotério); laboratório; microscopia; microrganismo; coleções - répteis e anfíbios; insetos e invertebrados; rede de computadores; desenvolvimento de software; auxiliar de biblioteca; conduções e manejo de embarcações; hidráulica; extensão rural; propriedade intelectual; eletrônica; telecomunicações; e coleções - plantas. Os técnicos irão trabalhar nos campi de Manaus (AM), além dos núcleos de apoio à pesquisa do Instituto localizados em Santarém (PA), Porto velho (RO) e Boa Vista (RR).

De acordo com Adalberto Val, esse foi, nos últimos anos, o maior concurso para contração de técnicos realizados pelo Inpa, trazendo grande ganho e ajudando a consolidar pesquisas na região. “A carreira de técnico permite não só apoiar o desenvolvimento das pesquisas e apoiar as atividades essenciais e finalísticas de um instituto, mas também permite preparar o indivíduo para apoio à pesquisa”, destacou. 

Presentes na cerimônia estavam os coordenadores dos quatros focos institucionais de pesquisas (biodiversidade; tecnologia e inovação; dinâmica ambiental; e sociedade, ambiente e saúde), além dos coordenadores e chefes de setores administrativos.

O coordenador de biodiversidade, Claudio Ruy, falou em nome dos coordenadores de focos institucionais destacando a formação dos técnicos aprovados. “O técnico com titulação não é só capaz de auxiliar o pesquisador nas pesquisas, mas também de intervir. Capaz de usar equipamentos de última geração e contribuir com resultados densos para as pesquisas. São amplas as possibilidades para quem chega ao Instituto nessa forma”, ressaltou Ruy.

registrado em:
Fim do conteúdo da página