Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa apresenta resultados do Projeto Fronteira em São Gabriel da Cachoeira, interior do AM
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa apresenta resultados do Projeto Fronteira em São Gabriel da Cachoeira, interior do AM

  • Publicado: Segunda, 09 de Setembro de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015, 09h22

 

O workshop, que acontecerá nos dias 18 e 19, apresentará estudos sobre biodiversidade da região do Alto Ro Negro e o desenvolvimento de biotecnologias para o aproveitamento dos recursos naturais, além de discutir propostas de futuros projetos de pesquisa

Por Cimone Barros

Região estratégica para a segurança nacional por fazer fronteira com a Colômbia, São Gabriel da Cachoeira (município a 852 quilômetros de Manaus/AM) receberá nos dias 18 e 19 de setembro o 3º Workshop do Projeto Fronteira, desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/ MCTI). Durante os dois dias, pesquisadores do Instituto irão apresentar os resultados de 21 subprojetos realizados na região do Alto Rio Negro, no período de 2007 a 2012.

A abertura será na quinta-feira, às 14h, no auditório da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), mesmo local onde acontecerá o evento. Conforme a coordenadora executiva do projeto e pesquisadora do Inpa, Elizabeth Gusmão, a proposta é também reunir cerca de 100 representantes de diferentes segmentos da sociedade (professores, pesquisadores, alunos, autoridades, agentes públicos, produtores, colaboradores) para discutir futuras propostas de projetos de pesquisa para o município, onde cerca de 90% dos 41,5 mil habitantes são indígenas (IBGE/2013).

Nos cinco anos do projeto, o Inpa gerou conhecimentos científicos sobre a biodiversidade de São Gabriel da Cachoeira e Santa Isabel do Rio Negro; implementou ações voltadas para as questões sociais e econômicas da região; além da elaboração de 19 materiais didáticos e o livro “Desvendando as fronteiras do conhecimento na região amazônica do Alto Rio Negro”, obra organizada pelos pesquisadores do Inpa Luiz Augusto Gomes de Souza e Eloy Castellón, contando com a participação de mais de 30 pesquisadores.

A intenção do Instituto é trabalhar para implantar nos próximos anos um núcleo de pesquisa em São Gabriel, nos mesmos moldes das unidades descentralizadas que possui no Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO) e oeste do Pará (Santarém).

Segundo Gusmão, durante o evento serão doados materiais didáticos, livros e ainda um acervo de livros e periódicos da revista Acta Amazônica para a biblioteca virtual do núcleo da UEA em São Gabriel.

O Projeto Fronteira contou com financiamento da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), no valor de R$ 1,8 milhão. O evento conta com o apoio do Exército Brasileiro, a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn) e a Fundação Nacional do Índio (Funai).

Treinamento

Durante o desenvolvimento do projeto (de 2007 a 2012) diferentes equipes multidisciplinares do Projeto Fronteira ministraram cursos de extensão, treinamentos e palestras capacitando recursos humanos em São Gabriel de diferentes áreas de atuação. Entre eles, cursos sobre malária (saúde), leishmaniose, implantação de unidades demonstrativas de meliponicultura (criação de abelha sem ferrão) e cultivo de peixe em canais de igarapé (matrinxã).

De acordo com Elizabeth Gusmão, os resultados do projeto podem contribuir com o desenvolvimento de políticas públicas que atendam as necessidades da região. “O conhecimento sobre a fauna e flora da região é de grande importância e poderá gerar investimentos, contribuir com a economia sustentável da região e a melhoria da qualidade de vida da população”, afirma.

Entre os subprojetos estão o Levantamento da biodiversidade, estudos sobre Leishmaniose, malária, estudos do potencial econômico de plantas nativas da região, estudos sobre os recursos pesqueiros e hídricos, desenvolvimento da piscicultura de subsistência e comercial, práticas agronômicas, meliponicultura e implementação de bancos de dados.

Objetivos do Projeto Fronteira

As metas principais do Projeto Fronteira para a região do Alto Rio Negro são a caracterização taxonômica, filogenética e funcional da biodiversidade da região; diagnóstico, caracterização e monitoramento de vetores e epidemiologias; desenvolvimento de tecnologias para aproveitamento de recursos naturais e a caracterização física e modelagem do meio ambiente.

registrado em:
Fim do conteúdo da página