Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “Não podemos reclamar que não temos instituições dispostas a financiar projetos”
Início do conteúdo da página
Notícias

“Não podemos reclamar que não temos instituições dispostas a financiar projetos”

  • Publicado: Segunda, 19 de Agosto de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015, 08h57

 

A afirmação é da professora da Ufam, Maria do Perpétuo Socorro Chaves, que garante que o país possui várias agências financiadoras e instituições de fomento, basta produzir projetos com normas específicas

Por Fernanda Farias

Na tarde desta segunda-feira (19), o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), ofereceu a oficina “Capacitação de Fomentos Socioambientais”, com a professora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Maria do Perpétuo Socorro Chaves, durante o II Workshop de Tecnologias Sociais.

A oficina capacitou os participantes na produção de projetos científicos no meio socioambiental para conseguir financiamento para a realização dos projetos. “Não podemos reclamar que não temos instituições dispostas a financiar projetos, pois existem vários órgãos federais e privados, como bancos, ministérios, associações, agencias e ONGs, tudo para ampliar a execução de bons projetos para a sociedade”, relatou Chaves.

Segundo a professora, são necessárias várias etapas até conseguir realizar o projeto e é preciso estabelecer prioridades e estratégias na etapa inicial. “Primeiramente é preciso colocar as suas ideias no papel, descrever a natureza do seu projeto e traçar seus objetivos, para depois ir atrás de financiamento”, explicou.

Para o estudante de mestrado do programa de pós-graduação em Agricultura no Trópico Úmido (PPG-ATU) do Inpa, Augusto Cruz de Meireles, a oficina foi bastante esclarecedora para quem quer realizar projetos sociais. “Eu e mais uns colegas pensamos muito em desenvolver projetos no interior do Amazonas, e com a explicação da professora vejo como posso produzir um projeto com as normativas para ser aceito pelas instituições”, comenta o estudante.

Ainda de acordo com a professora, há várias agências financiadoras e instituições de fomento que ajudam na execução de novos projetos. Chaves informa que é preciso ficar atento às oportunidades, no site http://www.financiar.org.br/ ou procurar mais informações na pró-reitoria de Inovação Tecnológica da Ufam (PROTEC).

Oficinas

As oficinas continuam nesta terça-feira (20) pela manhã. Metodologia Participativa, com o professor Michel Jean; Economia Solidária, com a professora Myrian Nydes; e Avaliação de Projetos e Construção de Indicadores Sociais, com o professor Jorge Cerqueira.

registrado em:
Fim do conteúdo da página