Inpa transmitirá palestras do Dia Internacional de Segurança em Informática em tempo real
As palestras serão transmitidas em tempo real no auditório da Biblioteca do Instituto, de 8h às 12h e de 13h às 16h20
Da redação da Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participará, no dia 30 de agosto, do Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI 2013) sendo um ponto de transmissão do evento, que acontece em Brasília. O evento contará com palestras de diversos especialistas em segurança da informação do Brasil.
O Inpa faz parte da Rede Ipê, infraestrutura de rede Internet voltada para a comunidade brasileira de ensino e pesquisa. A Rede Ipê é um serviço prestado pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).
De acordo com o analista de segurança da informação da Coordenação de Tecnologia da Informação (CTIN) do Inpa, Cícero Paes Leite, o evento é um projeto com o intuito de desenvolver a segurança da informação no Brasil. “Como todas as Instituições conectadas na rede Ipê, temos acesso a vários serviços desenvolvidos pelo Centro de Atendimento a Incidentes de Segurança (CAIS). Esta entidade possui, dentre seus principais serviços, a disseminação da cultura de segurança para todas as instituições ligadas a RNP”, afirma.
Leite informa ainda que a CTIN está trabalhando para desenvolver ações de segurança da informação no Inpa e que um dos principais modos de promover a segurança da informação é por meio da conscientização da comunidade. “No caso, os usuários da nossa rede interna principalmente”, informa o analista, que completa: “Sendo assim, o Inpa foi convidado a participar deste evento, como um ponto de transmissão”.
O evento é voltado para os funcionários, bolsistas, estagiários e celetistas que atuam no Inpa, além de estudantes de universidades de Manaus (AM), que também serão convidados a participar.
Temas das palestras
Dentre os temas das palestras estão: Crime cibernético no Brasil e América Latina; Cibercrime: como se proteger dos casos mais comuns; Os desafios para o combate ao cibercrime; Ameaças Cibernéticas, espionagem e outros assuntos emergentes: o papel da Polícia Federal na promoção da Segurança Cibernética do Brasil; Segurança de cartões: modalidades de fraude e boas práticas para o portador; Cibercrime 2.0: “Quanto Você Vale?”.
Para mais informações, acesse: http://disi.rnp.br/
Redes Sociais