Projeto do Inpa realizado com estudantes resulta em livro que aborda importância de recursos hídricos
A publicação aborda temas relacionados aos recursos hídricos e é voltada para professores e estudantes dos ensinos médio e fundamental
Por Raiza Lucena
A interação entre pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) e estudantes dos ensinos fundamental e médio durante a realização de projetos desenvolvidos na comunidade Nossa Senhora de Fátima, bacia do Tarumã-Mirim, na área rural de Manaus (AM), resultaram na publicação do livro “Tópicos em Recursos Hídricos: uma abordagem para professores dos ensinos fundamental e médio na Amazônia”.
O projeto realizado por pesquisadores da Coordenação de Dinâmica Ambiental (CDAM) do Inpa, Domitila Pascoaloto, Márcio Luiz da Silva e Sebastião Átila Miranda, além de pesquisadores-colaboradores da CDAM e da Coordenação de Biodiversidade (CBIO), com bolsistas de Iniciação Científica que cursavam o ensino médio na bacia do Tarumã-Açu, durante 24 meses, teve como objetivo capacitar professores e alunos a agirem como disseminadores da importância do uso racional da água na bacia do Tarumã-Mirim.
“No projeto abordávamos vários temas sobre os recursos hídricos, em formas de palestras e oficinas. Na primeira fase, eram os pesquisadores e os bolsistas que davam palestras. Na segunda, foram os alunos que repetiam as oficinas e desenvolveram outras atividades voltadas para ciência na escola. Foi voltado para a educação ambiental propriamente dita”, afirma Domitila Pascoaloto.
De acordo com a pesquisadora, o livro aborda temas sobre os recursos hídricos em linguagem simples. A primeira parte faz a abordagem geral sobre os recursos hídricos; a segunda aborda temas sobre recursos hídricos com professores dos ensinos fundamental e médio e público afim; e a terceira apresenta a produção artística dos estudantes durante o projeto.
Cartilha Heroínas do PAP
Como um dos produtos artísticos do projeto, a cartilha Heroínas do PAP (Papel, Alumínio e Plástico), foi criada pelas estagiárias do Inpa/CPCR, Juliana Lins, Eliana Takano e Vanessa Lins, em orientação da pesquisadora Pascoaloto. A história tem como objetivo contribuir com a conscientização da preservação e conservação dos igarapés, servindo de aprendizagem para os leitores.
“A cartilha foi baseada na sensibilização que as meninas tiveram quanto ao igarapé perto da casa delas. Então se elaborou uma história integrando o que elas vivenciaram durante o estágio científico, tanto em campo quanto laboratório e oficinas, com o que aprenderam no curso de reciclagem da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). A história é de um grupo de heroínas que se juntam para salvar o lago da escola”, explica Pascoaloto.
A cartilha ambiental conta com ilustrações criadas pelo pai de uma das bolsistas de acordo com a história criada por elas, além de outros jogos educativos sobre o conteúdo do livro.
A publicação foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e em breve estará disponível on-line. Por enquanto, os exemplares estão sendo distribuídos aos interessados pela própria pesquisadora Domitila Pascoaloto, no campus I do Inpa, podendo ser encontrada no telefone (92)3643-3167 ou pelo e-mail domitila@inpa.gov.br , ou ainda com o pesquisador Sebastião Átila no telefone (92)3643-3168.
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