Esporte e ações de conscientização ambiental marcam edição de agosto do Circuito da Ciência do Inpa
Alunos de quatro escolas participaram das atividades neste sábado (3). Além das trilhas e palestras os alunos também participaram de aulas de escalada e da estreia do planetário na Casa da Ciência
Por Daniel Jordano
Aproximadamente 300 alunos de quatro escolas públicas participaram neste sábado (8) da quinta edição deste ano do projeto Circuito da Ciência promovido pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). Além das 22 oficinas e palestras os alunos também participaram de atividade esportiva feita pelo grupo Escoteiro do Amazonas, a escalada em árvores.
Para a pesquisadora do Inpa e membro do Grupo Escoteiro Amazonas, Raquel Telles, ciência e atividade física se complementam. “Dentre as atividades do escoteiro há a preocupação ambiental, social e cidadania. Então o nosso trabalho no circuito também é divulgar ciência a partir de atividades saudáveis”, disse.
O estudante Rodrigo Monteiro (14), que participou da palestra sobre a reciclagem de papel, disse que irá repassar o conhecimento adiante e afirmou. “Agora eu sei como faz a reciclagem, vou tentar fazer em casa”.
Para o professor da Escola Municipal Francinete Rocha Brasil, Jones Costa, o Circuito da Ciência gera um efeito multiplicador do conhecimento. “A parti do momento que eles tem o contato com o projeto, vai despertar a questão científica. Este mês vamos ter na escola a feira de ciência então as atividades de hoje servirão para quem esteve aqui hoje repassar o que aprenderam para ou outros alunos e até para os pais em casa”, afirmou.
Planetário
Além da atividade esportiva, os mais de 300 alunos também participaram de oficinas sobre reciclagem de papel, saúde bucal, oficinas de prevenção de doenças como malária, dengue e leishmaniose além das exposições sobre a fauna da Amazônia e a estreia do planetário na Casa da Ciência.
O coordenador do Circuito da Ciência, Jorge Lobato, afirmou que a estreia do planetário em Manaus irá gerar mais visita ao Bosque da Ciência, pois chama a atenção das escolas. “Hoje é o ponta pé em Manaus já que inauguramos o planetário em Itapiranga nos Show das Águas. O planetário é uma parceria do Inpa com acadêmicos e mestrandos do Clube de Ciências da Ufam principalmente da Casa da Física. Essa ação é a nova identidade Institucional do Inpa de estar próximo à sociedade”, disse.
O projeto Circuito da Ciência é uma realização do Inpa e conta com o patrocínio das empresas Petrobras e a Moto Honda da Amazônia e o apoio da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea/Inpa), Serviço Social do Comércio (Sesc), Associação de Servidores do Inpa (Assinpa), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Centro Universitário Nilton Lins (UniNiltonLins), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Centro Universitário do Norte (Uninorte), Faculdade Literatus (Unicel) e as empresas Magistral e Brothers.
Redes Sociais