Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa participará de simpósio sobre botânica aplicada
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa participará de simpósio sobre botânica aplicada

  • Publicado: Terça, 30 de Julho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quinta, 23 de Abril de 2015, 08h32

 

O evento acontece em Setembro na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e reunirá um evento internacional e nacional sobre botânica aplicada e sobre frutíferas e ornamentais

Por Raiza Lucena

Nos dias 25 a 28 de Setembro acontece na Ufam o II Simpósio Internacional de Botânica Aplicada (II SINBOT) e o II Simpósio Nacional de Frutíferas e Ornamentais do Norte e Nordeste (II SINFAN).  O evento duplo conta com a participação de pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), entre eles os organizadores Ires Paula Miranda e Luiz Antônio de Oliveira. As inscrições estão abertas e vão até o dia 26 de Setembro, e o prazo para a submissão de trabalhos até a próxima segunda-feira (5) de Agosto. 

Objetivos

O SINBOT tem o intuito de proporcionar a integração entre grupos de pesquisa e alunos de instituições, tanto do Brasil como internacionais. Com o objetivo de proporcionar a oportunidade de interagir com importantes pesquisadores brasileiros e do exterior para o compartilhamento de experiências, conhecimento e estabelecimento de parcerias. O simpósio é aberto para qualquer pessoa interessada, tanto de meio acadêmico, como empresas na área de Botânica.

“Já podemos considerar que temos uma pesquisa mais robusta em relação ao conhecimento anterior e essa forma de interação é extremamente importante para a região. O Inpa irá apresentar pesquisas na área de entomologia agrícola, de governança, de palmeiras - que são importantes para o paisagismo - e pesquisas no ponto de vista agrícola, criando uma forma de interação e divulgação na Amazônia”, avalia a Miranda, sobre o simpósio.

Já o SINFAN possui o objetivo de incrementar o conhecimento das frutíferas nativas brasileiras e formas de manejo e exploração sustentável dessas espécies. O simpósio pretende fornecer a oportunidade de divulgação dos resultados preliminares de painéis dos dados do projeto e de outras pessoas que trabalham com frutíferas nativas no Brasil na busca da integração dos grupos de pesquisas e estabelecimento de novas metas e perspectivas para a exploração sustentável de frutíferas nativas do Brasil.

“No caso do SINFAN, o Brasil tem uma parte muito pequena de participação na área de ornamentais, menos de 3% do mercado internacional, e muitas espécies que têm potencial como ornamental ainda não são aproveitadas e nem conhecidas. Nós temos que começar a questionar e mostrar que temos uma flora muito rica de ornamentação. Em relação às frutíferas, temos mais de 100 espécies de importância econômica na Amazônia, só que apenas uma dúzia é explorada na área cientifica da Amazônia. Temos que abrir frentes de pesquisa e procurar até empresas que trabalhem com o potencial da flora da Amazônia. O evento é uma maneira de trazer o foco e mostrar essa potencialidade que ainda não é desenvolvida na região”, explana Oliveira, sobre a visibilidade da região no evento.

Segundo a pesquisadora Miranda, o Instituto pretende convidar os estudantes de Iniciação Científica para divulgar seus trabalhos através de painéis, além de ter um estande do Inpa para a divulgação de trabalhos de pesquisa e publicações da Editora Inpa e uma visita ao Bosque da Ciência, liderada pelo coordenador de extensão, Carlos Bueno.

Inscrições

As inscrições para participar dos simpósios foram iniciadas no dia 1 de Junho e irá até o dia 26 de Setembro. Podem participar estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais das áreas de Botânica. A submissão de trabalhos será feita até o dia 5 de Agosto e os trabalhos aceitos serão divulgados no dia 2 de Setembro. Para se inscrever, submeter trabalhos e consultar a programação e o local do evento acesse: http://www.sinbot.net.br/

Os simpósios acontecerão na Faculdade de Ciências Agrárias, no Mini-campus da Ufam, localizada na Avenida General Rodrigo Otávio, no bairro Coroado I.

registrado em:
Fim do conteúdo da página