Ações ambientais, coleções científicas e pesquisas com frutos da Amazônia são destaques do Inpa na SBPC
“Grande parte das pessoas que visitaram a ExpoT&C visitaram o estande do Inpa, e interagiram bastante com os expositores, certamente aprenderam algo sobre a potencial”, disse o coordenador de Extensão Carlos Bueno
Por Fernanda Farias e Josiane Santos
Recife (PE)
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) participou intensamente das atividades da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), envolvendo desde palestras de pesquisadores que atuam no Instituto até degustação de alimentos feitos com frutos amazônicos.
O Instituto também mostrou na SBPC um pouco das coleções científicas que mantém em Manaus (AM). Todos os anos o instituto leva para a reunião uma estrutura que abriga as mais diversas pesquisas ao que concernem as pesquisas desenvolvidas na região Amazônia. “Grande parte das pessoas que visitaram a ExpoT&C visitaram o estande do Inpa, e interagiram bastante com os expositores, certamente aprenderam algo sobre a potencial, necessidade de preservação e a interação que Amazônia precisa com outras regiões”, declarou Bueno o coordenador de Extensão do Inpa Carlos Bueno .
Segundo a responsável pela Editora do Inpa, Shirley Cavalcante, os visitantes sempre se interessam muito pelas pesquisas do instituto. “As pessoas são curiosas, gostam de conhecer mais sobre a região, pois muitas nunca foram para lá, e com o contado direto com as obras sobre as pesquisas o interesse deles aumenta”, comentou.
Inpa na ExpoT&C
Uma novidade que o Inpa mostrou na SBPC foi a palestra que apresentou seus meios de popularizar o conhecimento. “É muito importante o instituto mostrar para sociedade que além de realizar pesquisas referente a Amazônia, ele também se preocupa em disseminar todo esse conhecimento, por meio de educação ambiental, das publicações da editora, e ainda da assessoria de comunicação do Inpa”, afirmou o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato.
Outras palestras que o Inpa apresentou a comunidade foi a atividade educacional “Show das Águas” que foi realizada em Itapiranga (AM), e ainda a de tecnologia de criação de peixes em canais de igarapés na Amazônia, além da apresentação que levou o livro “Frutos amazônicos encontrados nas feiras de Manaus”.
Outra ação que o Inpa realizou foi o lançamento de livros que este ano teve 24 novas obras 19 foram desenvolvidos durante a vigência do Projeto Fronteira (2007-2011), formato por equipes multidisciplinares do Instituto e apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Redes Sociais