SBPC: Frutos amazônicos são apresentados na ExpoT&C
Por Josiane Santos
Recife (PE)
O potencial, a cadeia produtiva e dificuldades para difundir as frutas amazônicas foram os assuntos apresentados pelo técnico do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), Afonso Rabelo, ao público presente no auditório-arena, nesta quinta-feira (25) durante a 65ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
A palestra “Frutos amazônicos encontrados nas feiras de Manaus (AM)” foi uma pequena amostra da pesquisa desenvolvida no período de dois anos em 10 feiras livres de Manaus (AM), resultando em 38 espécies diferentes de fruteiras nativas da Amazônia catalogadas.
De acordo com o pesquisador, para o processo de criação do livro foi necessário, primeiro, a caracterização botânica de cada espécie, onde foram destacados a descrição das plantas, hábito de crescimento, flores, folhas, frutos e sementes, além de exemplificar os principais usos, época da comercialização e preços dos frutos nas feiras, retratados em aproximadamente 600 fotografias.
O cearense Cleuber Lima Sales afirma que sempre que viaja busca experimentar cultivar frutos de outras regiões em seu sítio, e esse foi o motivo de assistir a palestra, além de esclarecer dúvidas. “Eu trabalho viajando e em cada região que passo procuro conhecer alguma planta daquela região e cultivá-la no meu sítio”, disse.
Ideia
Afonso Rabelo contou que a ideia para realizar o estudo surgiu após uma das edições da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Na ocasião muitos moradores de Manaus (AM) não conheciam alguns frutos expostos no estande do Instituto.
O fato foi confirmado após enquete realizada durante a SNCT, constatando que muitos moradores não conhecem frutos nativos da sua própria região. “Eu resolvi fazer uma enquete, para minha surpresa o resultado dessa enquete mostrou que os jovens de até 30 anos não conhecem o fruto de sua terra”, explicou Rabelo.
O livro pode ser encontrado AQUI.
Redes Sociais