Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > SBPC: Inpa apresenta protótipo de filtragem de água que será comercializado
Início do conteúdo da página
Notícias

SBPC: Inpa apresenta protótipo de filtragem de água que será comercializado

  • Publicado: Quarta, 24 de Julho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 11h34

 

Estudos sobre um protótipo alternativo, móvel, que poderá ser utilizado pelo exército brasileiro, também estão em desenvolvimento

Por Fernanda Farias

Recife (PE)

Uma das novidades que o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) apresenta em seu estande na 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é a transferência de tecnologia e comercialização do “Água Box”, mecanismo utilizado para purificar a água.

Em outubro do ano passado a empresa Hightech Componentes da Amazônia assinou o acordo de transferência de tecnologia com o Instituto e tem um prazo de dois anos para colocar a tecnologia disponível no mercado. “O Inpa tem a missão de gerar tecnologia e inovação no protótipo para as empresas comercializarem para a população”, declarou o coordenador de Extensão (COEX) do Inpa, Carlos Bueno.

Água Box

O “Água Box” é um sistema solar de desinfecção de águas poluídas, desenvolvido pelo pesquisador do Inpa, Roland Vetter, que visa a melhoria da qualidade de água de regiões remotas da Amazônia. A tecnologia já foi instalada em cinco comunidades indígenas do Amazonas.

“Implantamos o sistema em comunidades isoladas, pois conseguimos uma bateria com maior durabilidade, que dura até dez vezes mais que uma bateria normal, e isso facilitará ainda mais a utilização do equipamento, uma vez que um grande entrave pode ser a falta de energia nessas comunidades distantes”, explicou Bueno.

O protótipo menor, utilizado nas comunidades, pesa apenas 13 kg já com a placa solar e com a bateria, e é capaz de purificar 400 litros por hora, ou seja, cinco mil litros de água limpa por dia para toda a comunidade. “Podemos agregar à essa tecnologia a de bombeamento de água, que pode ser solar também, levando a água do igarapé para uma caixa d’água; e o de filtragem de água, utilizando carvão. O Inpa realiza pesquisas nesse seguimento também”, disse.

“Homem Água”

Bueno comentou ainda sobre um protótipo móvel que será utilizado pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS). “A ideia é sempre ajustar a tecnologia para a melhoria do maior número de pessoas, e dessa forma pensamos num protótipo móvel para ser utilizado pelo CIGS. Funciona da seguinte forma: um soldado carrega esse protótipo menor e coleta a água; durante a noite liga o “Água Box” e deixa processar; assim, conseguirá água potável para todo o pelotão”, explicou.

registrado em:
Fim do conteúdo da página