SBPC: Inpa apresenta suas ferramentas de divulgação científica
Experiências de popularização da ciência utilizadas no Bosque da Ciência, na Editora Inpa e na Assessoria de Comunicação foram expostas para o público presente
Da redação da Ascom
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) tem como sua missão disseminar conhecimentos e tecnologias desenvolvidas na Amazônia. Os meios utilizados para divulgar essas ações foram apresentados na palestra “Experiências do Inpa na socialização dos conhecimentos” nesta quarta-feira (24) na 65ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, fez uma breve apresentação sobre o a estrutura e função do Inpa, o projeto Circuito da Ciência e um retrospecto dos 18 anos do bosque.
As jornalistas da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Inpa, Fernanda Farias e Josiane Santos, apresentaram as ferramentas de divulgação, publicações e alcance do público e de divulgação na área de ciência, tecnologia e inovação. Encerrando a palestra, Shirley Cavalcante mostrou o funcionamento da Editora Inpa, citando algumas publicações que foram resultados de projetos e pesquisas realizadas pelo Instituto.
O pernambucano Adrinaldo José de Nascimento (25) disse que já tinha ouvido falar sobre o Instituto, no entanto, não conhecia as atividades que ele desempenha na região. “O Inpa tem uma importância por estar em uma região tão grande e ser um instituto de pesquisa tão aprimorado”, avaliou.
Funcionamento
O Bosque da Ciência é um espaço público localizado na sede do Inpa, em Manaus (AM), em uma de 13 hectares, o visitante entra em contato meio ambiente por meio das trilhas educativas, tanques de peixe-boi, viveiro das ariranhas, a Casa da Ciência, Ilha da Tanimbuca, Lago Amazônico, viveiro dos jacarés, trilha suspensa e casa da madeira. Nesse espaço, também é realizado no último sábado de cada mês o projeto Circuito da Ciência, tanto o espaço quanto o projeto têm o objetivo de promover atividades de divulgação da ciência e educação ambiental.
Os recursos de divulgação da ciência utilizados pela Ascom foram apresentados explicando a dinâmica de funcionamento (linguagem) aplicado nas redes sócias (facebook e twitter), jornal, revista, site e canal do youtube.
A Editora Inpa funciona na sede do Instituto, por meio das publicações impressa, digitais e multimídias apóia a atuação do instituto na popularização da ciência. O periódico científico Acta Amazônica foi selecionado no grupo de revistas indexadas no Web of Science nos produtos do Thomson Reuters (Current Contents, JCR e SCIE), sendo assim, a única revista científica na área de biodiversidade do norte do Brasil indexada internacionalmente.
Redes Sociais