Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Debate para divulgar ciência: jornalistas participam de encontro sobre Jornalismo Científico em Olinda (PE)
Início do conteúdo da página
Notícias

Debate para divulgar ciência: jornalistas participam de encontro sobre Jornalismo Científico em Olinda (PE)

  • Publicado: Domingo, 21 de Julho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 11h23

 

O evento foi realizado pela Revista Imprensa e faz parte da programação da 65ª Reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)

Por Fernanda Farias

Recife (PE)

Especialistas em ciência e jornalistas convidados que cobrem as pautas científicas do país participaram neste domingo (21) do Encontro Imprensa de Jornalismo Científico realizado pela Revista Imprensa. O evento ocorreu no Colégio São Bento em Olinda (PE) e tem o intuito de incentivar uma cobertura mais acessível ao que diz respeito a divulgação das pesquisas e dos eventos científicos.

Na composição da mesa de abertura estavam presente: Don Marcos, do Mosteiro de São Bento; a reitora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Maria José de Sena; a presidente da SBPC, Helena Nader; e diretor da Revista Imprensa, Sinval Leão; que deram as boas vindas ao público presente.

Para a presidente da SBPC, Helena Nader, a imprensa nacional precisa divulgar mais as notícias boas que acontecem no país, como inovações científicas. “Para a SBPC um evento como este é de extrema importância para todos nós, principalmente para imprensa brasileira, pois são os jornalistas que cobrem a ciência do país e divulgam as pesquisas científicas, e dessa forma mostrando o que o Brasil tem de bom, e não apenas divulgar tragédias que aqui acontecem”, explanou.

Ciência traduzida para o Brasil

O jornalista da Scientific American, Ulisses Capozzoli, em seu discurso falou sobre a formação que os jornalistas que cobrem a ciência do país precisam adquirir. “O jornalista para cobrir ciência e tecnologia tem que ter o mínimo de informação para redigir uma reportagem, pois se o repórter vai para uma pauta onde o pesquisador falar de átomos, ele terá que ter certo conhecimento já do assunto, tudo isso para que seu texto seja melhor compreendido pela sociedade”, explicou.

Nos dias 22 e 23 a IMPRENSA estará promovendo debates na SBPC, a fim de aprofundar as discussões. 22/07, segunda-feira – Mesa na 65ª Reunião SBPC – "A cobertura jornalística da pauta Ciência na imprensa brasileira". 23/07, terça-feira - Mesa na 65ª Reunião SBPC – "Divulgação científica da pauta Ciência na imprensa especializada".

registrado em:
Fim do conteúdo da página