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Copa 2014: Inpa apresenta produtos e frutas da Amazônia com potencial de mercado durante evento em Manaus

  • Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 11h22

 

O encontro foi promovido pela Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA) Manaus com o objetivo de preparar o mercado local de alimentos para atender a demanda gerada pelo Mundial

Por Daniel Jordano

O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) apresentou, nesta sexta-feira (19), a produtores e empresários do setor de alimentos, os produtos e frutas da Amazônia que possuem potencial de mercado. A apresentação ocorreu durante o encontro "Alimentos na Copa", promovido pela Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa) na sede da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e tem o objetivo de preparar o setor local de alimentos para atender as demandas que serão geradas pela Copa do Mundo de 2014.

O coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, falou aos participantes sobre as pesquisas do Instituto que geraram produtos alimentícios  com potencial econômico para a região.

De acordo com Bueno, frutas como camu-camu, cubiu, araçá-boi, pupunha e o mapati (fruta considerada a uva da Amazônia), possuem mercado. Ele destacou que o Inpa já tem produtos gerados a partir da pesquisa científica como a farinha de pupunha. “Possuímos 80 patentes das quais 30% são relacionadas a alimentos”, afirmou.

Bueno apresentou ainda uma tecnologia que consiste na criação de peixe (matrinxã) em canal de igarapé. Já o pesquisador do Inpa Nilson Carvalho falou dos produtos feitos após pesquisas com processamento do pescado como hamburger, quibe, panquecas e filé de peixe.

Para o pesquisador o evento ajuda a aproximar setor produtivo da pesquisa. Ele pediu maior participação do setor privado. “O setor privado precisa estar mais presente”, salientou.

Perspectivas

Para o consultor Moisés Leite Mota o encontro realizado pela UGP colabora para solução de problemas do setor de alimentos. “Antes havia uma lacuna entre a pesquisa e do setor produtivo. Esse tipo de evento colabora para uma aproximação”, ressaltou.

Segundo o coordenador da UGP Copa Manaus,Miguel Capobiango, produtos da Amazônia podem ser inseridos nos cardápios dos restaurantes para a copa. Nossa ideia é apresentar e reapresentar esses pratos para que os empresários possam enxergar oportunidade de negócios e ver isso como inovação”, disse.

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