Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Reunião Anual da SBPC 2013: Inpa apresentará pesquisas em biodiversidade no Recife (PE)
Início do conteúdo da página
Notícias

Reunião Anual da SBPC 2013: Inpa apresentará pesquisas em biodiversidade no Recife (PE)

  • Publicado: Quinta, 18 de Julho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 11h21

 

Entre palestras, conferências, reuniões e exposições, o Instituto irá socializar informações para o uso consciente da Amazônia. O evento é aberto ao público e será realizado no campus da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Por Raiza Lucena

Entre os dias 21 e 26 de Julho, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) irá participar da 65ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) na cidade de Recife (PE) com o tema “Ciência para o Novo Brasil”. Palestras, conferências, reuniões e exposições são algumas das atividades contidas na agenda de ações que serão desenvolvidas pelo Inpa durante o evento.

Na semana, o Inpa estará promovendo palestras visando à divulgação de pesquisas científicas da Amazônia, abordando os seguintes temas: educação ambiental, cultura regional, tecnologias sociais, saúde para o interior do Amazonas, o Inpa como Instituto estratégico para geração de ciência e tecnologias na Amazônia e formação de pessoal especializado e criação de peixes em canais de igarapés na Amazônia são algumas das palestras que serão ministradas por pesquisadores do Instituto.

ExpoT&C

A ExpoT&C é uma amostra de ciência, tecnologia e inovação que reúne centenas de expositores ligados a universidades, institutos de pesquisa, entidades governamentais, entre outros. O estande institucional irá expor pesquisas com energia solar, óleos, biodiversidade, pequenos objetos de madeira, papéis alternativos e degustação interativa de geleias, sucos e licores, além de sopa de piranha desidratada e peixes processados. Haverá ainda mostra de livros, divulgação de atividades da pós-graduação e projetos de responsabilidades socioambientais.

O Inpa tem como objetivo promover a divulgação científica e tecnológica dos resultados das pesquisas, socializando as informações para o uso sustentado da Amazônia, no contexto economia verde, erradicação da pobreza e valorização dos conhecimentos tradicionais.

“Estamos fazendo uma avaliação sobre as pesquisas que podem ser aproveitadas no Nordeste. Há o plantio da pupunha, em que regiões poderiam ser plantadas, até o cultivo e a produção de sua farinha, um produto já patenteado pelo Inpa, que poderia ser distribuído. Além do sistema de energia solar e o cultivo de peixes. Estamos olhando as múltiplas possibilidades”, afirma o coordenador de extensão do Inpa, Carlos Roberto Bueno.

O coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, explana sobre a experiência na ExpoT&C: “AAmazônia desperta um grande interesse, tanto na região quanto pelo potencial da floresta. Estaremos no estandes para fazer essa troca de conhecimento com os acadêmicos, pois eles se interessam, principalmente, pelos cursos de pós-graduação do Instituto”.

Lobato irá ministrar a palestra 'Bosque da Ciência do Inpa como instrumento de fomento e popularização da ciência' na quarta-feira (24). “Na palestra sobre o Bosque, iremos abordar a importância do Instituto, falar da nossa experiência e abordar o projeto Circuito da Ciência como espaço informal para excursões pedagógicas”, afirma.

registrado em:
Fim do conteúdo da página