Congresso de Iniciação Científica do Inpa: bolsistas apresentam resultado de pesquisas
“Podemos citar o diabetes mellitus, a hipertensão e o reumatismo como as principais doenças dos idosos aqui em Manaus”, informou a bolsista Jackeline Vieira
Por Fernanda Farias
No segundo dia do II Congresso de Iniciação Científica (Conic) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), realizado nesta terça-feira (16), bolsistas de iniciação científica apresentaram os resultados de seus trabalhos, nas diversas áreas de pesquisas do Instituto.
No Auditório da Ciência, no Inpa, aconteceu as apresentações das pesquisas relacionadas à área de saúde. Os estudantes William Lima, Jackeline Farias e Jackeline Vieira da Faculdade Literatus (UniCel) fazem parte de um subprojeto, em parceria ao projeto “Saúde, nutrição e sobrevivência do homem no contexto amazônico”, do pesquisador do Inpa, Fernando Helio Alencar.
Os bolsistas destacaram em suas pesquisas a relação do idoso com o meio em que vivem, em seus vários aspectos, sociais, econômicos e nutricionais. O estudante Wiliam Lima destacou no seu artigo “Ocorrência de anemia em idosos na zona sul de Manaus”, detectou baixo nível de anemia dos idosos, se comparado a literatura anterior, que apresentava níveis maiores de anemia.
“Em comparação aos demais estudos consideramos baixo o nível de anemia dos idosos que participaram do estudo. Isso se dá, provavelmente, por causa de programas governamentais voltado para o cuidado da saúde, que fornece um atendimento bom e rápido, pois os resultados dos exames saiam no tempo máximo de 10 minutos”, esclarece Lima.
A bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Jackeline vieira, cursa Nutrição na Faculdade Literatus, orientada também pelo pesquisador do Inpa, Fernando Helio Alencar, falou sobre “Avaliação antropométrica dos idosos não institucionalizados residentes na área urbana de Manaus”, que avaliou o estado nutricional dos idosos residentes da zona sul de Manaus.
“Em 2050 a população de idosos irá equiparar a população de jovens aqui no Brasil. E hoje podemos observar que a população de idosos vem crescendo e tendo maior acesso ao conhecimento e com o aperfeiçoamento das vacinas aumentou a expectativa de vida das pessoas”, disse Vieira.
A estudante destacou em seu artigo algumas doenças que podem afetar os idosos de Manaus, e de toda região norte, pois segundo sua pesquisa, em 2025, pelo menos 85% da população vai apresentar uma doença crônica degenerativa. “Podemos citar o diabetes mellitus, a hipertensão e o reumatismo como as principais doenças dos idosos daqui da região”, informou.
Após as pesquisas realizadas pelos bolsistas foi entregue o resultado da analise dos idosos aos especialistas das USB (Unidade Básica de Saúde) mais próximas de suas residências para os devidos cuidados.
As apresentações do II CONIC acontecem até sexta-feira (19). O evento é realizado pelo Inpa em parceria com o CNPq e da Fapeam.
Redes Sociais