Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Palestra “Peixes da Amazônia e Mudanças climáticas” inicia ll Congresso de Iniciação Científica do Inpa
Início do conteúdo da página
Notícias

Palestra “Peixes da Amazônia e Mudanças climáticas” inicia ll Congresso de Iniciação Científica do Inpa

  • Publicado: Domingo, 14 de Julho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 11h19

 

O programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Inpa forma mão-de-obra e gera aperfeiçoamento a jovens cientistas

 

Eduardo Gomes
Val destacou a importância das pesquisas sobre peixes na Amazônia

Por Fernanda Farias e Raiza Lucena

Começou nesta segunda-feira (15) o II Congresso de Iniciação Científica (CONIC) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI). O evento, que tem como objetivo promover a troca de conhecimento e experiências nas áreas de Ciência, Tecnologia e Inovação, contou com a palestram de abertura do diretor e pesquisador Adalberto Val, "Peixes da Amazônia e mudanças climáticas”.

Val destacou o processo evolutivo de algumas espécies de peixes, que já experimentaram níveis altos de gás carbônico (CO2) e baixa de oxigênio (O2). “É provável que essas espécies tenham conservado em seu genoma adaptações para sobreviverem hoje, isso é importante porque as variações estão acontecendo numa grande velocidade, e por isso é necessário irmos além dos fatores climáticos nas pesquisas, é preciso considerar a história evolutiva e adaptativa das espécies e também considerar as condições ambientais regionais, além de assumir a distribuição espacial das espécies estudadas”, explicou.

A pesquisa é realizada pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT), Centro de Estudos de Adaptações da Biota Aquática da Amazônia (Adapta), e do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (LEEM) do Inpa e visa analisar os efeitos das condições ambientais a partir das previsões do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) para 2100.

Val destacou ainda a importância das pesquisas sobre peixes na região. “A história evolutiva dos peixes, incluindo as estratégias para enfrentar os constrangimentos ambientais e biológicos vividos no passado, está escondida no DNA dos animais que estão nos rios e lagos de hoje”.

Cooperação pela água

A palestra deu início a uma semana de atividades que ocorrem até a próxima sexta-feira (19). Além da direção do Inpa participaram da solenidade de abertura a coordenadora de Capacitação do Instituto e coordenadora Institucional do Pibic/Inpa, Beatriz Ronchi Telles; representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Edilson de Souza Soares, e representando o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Paulo pimenta.

O II CONIC, este ano com o tema “Ano internacional de cooperação pela água”, título baseado no assunto que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabelece como tema do ano, traz trabalhos produzidos por alunos e orientadores de diversas áreas de pesquisas do Programa de Iniciação Científica (Pibic) do Inpa. “A Iniciação Científica é um instrumento de apoio teórico e metodológico à realização de um projeto científico que contribua na formação profissional do estudante e tem a finalidade de despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes universitários, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado”, disse.

Confira aprogramação completa.

Foto da chamada: Eduardo Gomes

registrado em:
Fim do conteúdo da página