Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Inpa no Show das Águas: 1.550 pessoas participam de oficinas e visitas ao planetário em Itapiranga (AM)
Início do conteúdo da página
Notícias

Inpa no Show das Águas: 1.550 pessoas participam de oficinas e visitas ao planetário em Itapiranga (AM)

  • Publicado: Domingo, 14 de Julho de 2013, 20h00
  • Última atualização em Quarta, 22 de Abril de 2015, 11h17

 

A ação de conscientização ambiental ocorreu em Itapiranga, no interior do Amazonas. O evento foi realizado pela Fundação Rede Amazônica e contou com a participação da população e de autoridades

Por Daniel Jordano

Após uma semana de atividades, 1.550 pessoas participaram das oficinas, palestras e ações promovidas pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) no município de Itapiranga, interior do Amazonas, durante a realização do Show das Águas. O número também envolve as visitas ao planetário do Inpa, inaugurado durante evento promovido pela Fundação Rede Amazônica.

No município, o Inpa fez exposições sobre insetos aquáticos, aranhas e insetos terrestres, além de oficinas sobre gestão de recursos hídricos e reaproveitamento de alimentos. O objetivo foi levar a população de Itapiranga um pouco das pesquisas feitas pelo Instituto.

De acordo com o pesquisador do Inpa, que ministrou o curso sobre gestão de recursos hídricos, Sérgio Bringel, a oficina capacitou 300 pessoas entre gestores e a sociedade civil envolvida em desenvolver um plano de gestão para a cidade. “A grande maioria das pessoas que participou da oficina faz parte do processo de elaboração de uma gestão de recursos hídricos. Então a oficina tinha esse objetivo de capacitá-los”, disse.

Mais 300 pessoas participaram da oficina de reaproveitamento de alimentos que durou uma semana em Itapiranga. A partir da oficina, os moradores criaram um novo doce feito a partir de cupuaçu com piracuí - prato regional feito a partir de desfiado de peixe -, apresentado as autoridades durante o encerramento do evento.  

De acordo com o técnico em alimentos do Inpa que ministrou às oficinas, Jeronilson de Almeida Ferreira, a ideia além de capacitar mão-de-obra é gerar desenvolvimento por meio da culinária regional. “Nós chamamos esse prato de itaperanguense e demonstra a capacitação da população em criar algo  novo”, ressaltou.

Ação com estudantes

Alunos da Escola Estadual Tereza dos Santos conheceram um pouco sobre os insetos terrestres e aquáticos. A atividade já é desenvolvida dentro do projeto Circuito da Ciência do Instituto.

 Para a pesquisadora do Inpa, Elisiana Pereira de Oliveira, a ação desperta o interesse dos alunos pela pesquisa científica com insetos terrestres. “Eu gosto muito de trabalhar com crianças, pois são as que mais aprendem. O trabalho com os adultos também é importante, pois falamos para os professores que irão repassar a informação de preservação para os alunos, gerando uma cadeia de informação”, destacou.

Os alunos também participaram de atividades pedagógicas sobre os insetos aquáticos e a importância deles para a cadeia alimentar, principalmente, no caso dos peixes. Na exposição, os estudantes tiveram contato com insetos de pelúcia.

De acordo com Ana Maria Pess, bolsista do Inpa e responsável pela exposição, os alunos demonstraram grande interesse nas atividades. “Mostramos para ele como esses insetos são importantes para a manutenção dos peixes. Esperamos que eles venham se preocupar com a preservação das margens dos igarapés gerando uma consciência ambiental", destacou.

O estudante Marcos Paulo Serrão, 14, afirmou que irá levar o conhecimento adquirido nas oficinas para casa: “Vi que não podemos matar os insetos. Achei legal e vou falar o que vi para meus irmãos”.

Ciência na praça

O Inpa encerrou as atividades no Show das Águas na noite do último sábado (13) levando suas exposições e o planetário para a praça central do município com destaque para o planetário.

Só na praça, 750 pessoas visitaram o planetário, que somando as 200 visitas na Escola Estadual Tereza dos Santos no dia anterior o número chega a 950. Segundo o coordenador do Bosque da Ciência, Jorge Lobato, o planetário é mais uma ferramenta de divulgação científica. “Isso mostra a identidade nova do Inpa, de se integrar mais com a sociedade, o que já fazemos no Circuito da Ciência. O planetário é um projeto novo dentro dessa estrutura. Nesse segundo semestre, vamos adquirir uma unidade móvel para levar essas ações a outros municípios”, afirmou.

Políticas públicas

De acordo com o prefeito de Itapiranga, Nadiel Serrão (PMDB), ressaltou que o conhecimento científico fará parte da base para tomada de decisões. “É a ciência que nos move. O legado do Show das Águas e da participação do Inpa é positivo. Vamos fazer um balanço do pós Show das Águas para ver nossas demandas e vamos procurar o Inpa. Ciência é desenvolvimento regional”, destacou.

O coordenador de extensão do Inpa, Carlos Bueno, disse que a participação do Instituto foi positiva pelo número de pessoas atendidas. Ele destacou ainda o interesse do poder público municipal de fortalecer a base científica para formação de políticas publicas.

“A partir do momento que um governante compreende a importância da Ciência, Tecnologia e Inovação e como isso é fundamental para o desenvolvimento é um salto de qualidade fantástico. Não só a classe política, mas a população como um todo ficou satisfeita com ações feitas aqui. Certamente o Show das águas será um divisor entre antes do evento e depois”, ressaltou.

O ‘Show das Águas’ tem a proposta de mobilizar a sociedade para iniciativas de valorização dos recursos naturais da Amazônia. O Inpa é uma das instituições parceiras do evento. Na edição deste ano, o Show das Águas contou com uma vasta programação que inclui palestras, oficinas de educação ambiental, atividades esportivas, cursos, caminhada de sensibilização, show cultural, atendimentos médicos, entre outras ações.

registrado em:
Fim do conteúdo da página